UnirG busca credenciamento para transformação de Centro Universitário em Universidade

03 de Julho de 2018

Durante esta semana, uma comissão do Conselho Estadual de Educação (CEE) está em Gurupi, em visita de avaliação do Centro Universitário UnirG. A vistoria visa o credenciamento da Instituição em universidade por transformação de organização acadêmica.

DSC 0005

Conforme a integrante da Comissão Avaliativa do CEE, Joana D’Arc, os critérios de avaliativos são baseados em cinco eixos que trabalham a gestão, planejamento, formação, estrutura física e laboratórios. “A vistoria está dividida nos eixos que organizam o instrumento de avaliação in loco, previstos
DSC 0015na solicitação da Instituição”, disse a avaliadora.

De acordo com a reitora, Drª Lady Sakay, a solicitação da UnirG para se tornar universidade é um processo natural, pela própria maturidade da Instituição. “Atualmente a UnirG tem condições para se tornar universidade, há alguns pontos que consideramos ser importantes avançar, mas não são impeditivos para que continuamos a crescer”, afirmou a reitora.

A avaliação começou ontem, 02, com a vistoria da estrutura física da Instituição e realização de reuniões com representantes de alunos de cada curso e de professores.

Na manhã de hoje, ocorreram reuniões com os coordenadores de curso e de estágio, com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e alunos do Programa de Pós-Graduação.

DSC 0030Segundo a professora, Maria Otília, foi abordada uma trajetória do caminho da CPA perante os eixos avaliativos. “São interrogativas sobre quais as indicações que podemos ofertar, de que maneira a Instituição pode caminhar a partir dos indicativos da CPA e como a IES já tem se comportado a partir
DSC 0075 desses indicativos”, disse a professora.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Dr Marcos Gontijo, transformando-se em universidade a UnirG continuará com autonomia para criação de cursos e poderá criar campus em outras cidades, com maior flexibilidade para alcançar o mercado.

“Dentro das exigências para se tornar universidade, uma instituição precisar ter no mínimo oito cursos e a UnirG possui o dobro. Temos também atuação vasta em pesquisa e   um mestrado em última análise para ser aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes). Além de ofertamos vários cursos de pós-graduação e investirmos em iniciação científica e extensão que são ações que capacita a nos credenciar como universidade”, destacou
Gontijo.

DSC 0088Para a pró-reitora de Graduação e Extensão, Drª Marcilene Araujo, “esse é um anseio da comunidade,  pois se transformando em universidade teremos muito mais autonomia na pesquisa e na extensão. A perspectiva é boa, alguns conselheiros já vieram em outras épocas e estão tendo a oportunidade de perceber no que já melhoramos”

Programação

Na tarde de hoje serão visitadas a Biblioteca, haverá reunião com representantes dos servidores técnico-administrativos e com a Pró-Reitoria deee5b42cb-e828-48af-b22d-33e0a77fd3f6 Graduação e Extensão, além de encontro interno para análise de documentação pelos avaliadores. Às 20h será a reunião com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

A avaliação segue até amanhã, 04. Pela manhã, a programação será com reunião entre a Reitoria e a Presidência da Fundação UnirG e Avaliação dos projetos da Pós-Graduação Lato Sensu. A Visita será encerrada à tarde, das 13h30 às 16h, com o Levantamento das evidências documentais de acordo o Instrumento de Avaliação.

A Comissão de avaliadores do CEE é composta por três membos: Josiel Gomes dos Santos  (Presidente), César Floriano de Camargo e Joana D’Arc Alves Santos.