Realizada a abertura da Semana de Planejamento Pedagógico

27 de Junho de 2018

Na noite de ontem, 26, ocorreu a abertura da Semana de Planejamento Pedagógico e Implementação Tecnológica Educacional da UnirG. Professores, coordenadores de cursos e servidores participaram do evento.

1aAberturaSemanaPedagogicaAntes dos pronunciamentos, o professor de teatro Cristiano Cabral apresentou a performance Caixeiro Viajante.

1aAberturaSemanaPedagogicaCabral

A Pró-reitora de Graduação e Extensão, Drª Marcilene de Assis, destacou a trajetória da Instituição, construída de forma coletiva ao longo de mais de 30 anos, que agora busca ser transformada em universidade. “Começamos com ensino, passamos para a extensão e chegamos à pesquisa e é nesse tripé que queremos nos fortalecer. É fruto de um trabalho árduo, que começou ainda com a Fafich, e que resultou na sólida Instituição que somos hoje”, disse.

O Dr. Marcos Gontijo, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, falou sobre os avanços do trabalho desenvolvido pela Propesq nos últimos anos e dos projetos e metas para os próximos meses. “Destacamos o crescimento de 40% no número de turmas dos cursos de Pós-graduação lato sensu entre os anos de 2014 a 2017”, frisou. Entre outros 1aAberturaSemanaPedagogicamarcileneassuntos, Gontijo também citou os programas de Mestrado Interinstitucionais que estão em curso, as revistas científicas da Instituição, e os grandes eventos programados para o segundo semestre de 2018, como a 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg) e o 7º Congresso Científico da UnirG.

O cumprimento dos compromissos firmados com professores e servidores foi lembrado pelo presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica. Ele fez um balanço positivo da sua gestão, entendendo que houve a construção de uma relação respeitosa com as categorias. Destacou ainda a conclusão do campus I, que está com a ordem de serviço prevista para ser assinada na primeira semana de agosto, investimentos em outras obras e em segurança. “Teremos um semestre movimentado, com muitas atividades, e queremos que todos vocês sejam fiscais dessas obras, denunciando possíveis irregularidades, caso elas sejam identificadas. Existe o empenho dos gestores de melhorar os serviços prestados pela UnirG, e é importante que todos participem desse processo”, falou.

1aAberturaSemanaPedagogicamarcos

A transformação do Centro Universitário UnirG em Universidade de Gurupi será analisada por uma comissão do Conselho Estadual de Educação do Tocantins (CEE-TO), em uma visita in loco que será realizada de 02 a 04 de julho.

“A transição para universidade é um processo natural, que estamos vendo ser concretizado. A Instituição cresceu e ampliou sua atuação e hoje temos convicção de que, pelos critérios técnicos, tem plenas condições de ser transformada em universidade”, analisou a reitora, Drª Lady Sakay.

1aAberturaSemanaPedagogicathiago

Segundo ela, algumas características da Instituição irão permanecer com a transformação em universidade, enquanto outras deverão mudar. “Como uma universidade a UnirG poderá registrar diplomas de outras instituições, terá autonomia para criar cursos e sedes administrativas acadêmicas, além de ter mais acesso a criação de redes de parcerias com outras instituições, editais, que muitas vezes são restritos, entre outras coisas”.

1aAberturaSemanaPedagogicaLady

A reitora destacou os avanços da Instituição, o que é confirmado pelos relatórios emitidos pelas comissões do CEE-TO que têm visitado a UnirG para o reconhecimento dos cursos de graduação. “Todos enfatizam a nossa evolução com o passar dos anos. É certo que precisamos melhorar, mas isso indica que estamos no caminho certo”, finalizou.

A programação da Semana de Planejamento Pedagógico e Implementação Tecnológica Educacional da UnirG continua até amanhã, 29, com oficinas e capacitações para utilização do Sistema Educacional Integrado (SEI).

Acesse a programação completa clicando aqui