Semana de Planejamento Pedagógico inicia com treinamento para novo sistema

26 de Junho de 2018

O primeiro dia de atividades da Semana de Planejamento Pedagógico e Implementação Tecnológica Educacional da UnirG está sendo dedicado ao treinamento para utilização do Sistema Educacional Integrado (SEI). Na manhã de hoje, 26, coordenadores de curso, professores e servidores técnico-administrativos participaram de uma oficina, coordenada pelas equipes do Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI) e da empresa Otimize-TI, de Goiânia (GO).

1a Treinamento SEI plateia1aTreinamentoSEILadySakayAo dar as boas-vindas aos presentes, a reitora da UnirG, Drª Lady Sakay, reforçou a importância da participação dos servidores na capacitação. “Sabemos que não é uma transição fácil, mas temos todo o suporte para que as dúvidas sejam sanadas. Por isso é fundamental que todos conheçam a ferramenta e estejam capacitados para utilizá-la da melhor forma possível”, disse.

O presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, falou dos benefícios que a implantação do novo sistema deverá trazer para a Instituição. “O SEI já utilizado em outras Instituições, ou seja, não está sendo testado na UnirG. Pedimos que todos estejam abertos para conhecer o sistema, pois entendemos que ele atende nossas necessidades”.

1aTreinamentoSEIThiagoBenficaSakay e Benfica convidaram todos servidores para que participem hoje, 26, às 19h, da abertura oficial da Semana de Planejamento, quando serão prestados esclarecimentos a respeito do credenciamento da UnirG como universidade. A visita da comissão do Conselho Estadual de Educação, que irá analisar o pedido de credenciamento, está prevista para o período de 02 a 04 de julho.

Oficina

O gerente de implantações da Otimize-TI, Lucas Assis Vieira, falou aos presentes sobre a trajetória da empresa, vencedora do processo licitatório. De acordo com ele, a empresa está há 12 anos no mercado, e desenvolveu o SEI especificamente para Instituições de Ensino Superior.

Os técnicos da Otimize-TI estão trabalhando na UnirG há alguns meses fazendo a importação dos dados do sistema atual para o SEI. A previsão é de que a transição completa ocorra no final de agosto, para que no mês seguinte o SEI esteja em funcionamento.

É um sistema que funciona totalmente online e permite a interligação de todas as áreas da Instituição, desde a secretaria, setor financeiro, patrimônio, processo seletivo, avaliação institucional, compras, estágios, ensino a distância, entre outros. No sistema também há o portal do professor e o portal do aluno, e poderá ser acessado por meio de um aplicativo.

Vieira apresentou o funcionamento do SEI, perfis de acesso e os serviços disponíveis na ferrramenta. Em seguida os participantes realizaram atividades práticas nos laboratórios de informática.

Para o gerente comercial da Otimize-TI, Walter Wind, a previsão é de que haverá uma economia de cerca de 25% no tempo gasto pelos servidores na execução de diversas atividades. Além disso o aluno terá muito mais autonomia e agilidade para obter documentos e acompanhar a sua situação acadêmica.

A partir das 14h, as oficinas continuam para professores de cursos da área da Educação, NED, CAP e Secretaria. Acompanhe a programação completa da Semana de Planejamento Pedagógico e Implementação Tecnológica Educacional clicando aqui