Letramento Científico: alunos de escola municipal visitam laboratório da UnirG

08 de Junho de 2018

Na manhã de ontem, 07, foi realizada a primeira ação do projeto Letramento Científico, com a visita de 15 estudantes do primeiro ano da Escola Municipal Antônio Lino de Souza ao laboratório de química do Centro Universitário UnirG. Essa é uma das áreas do Programa Inova Gurupi, que tem como foco a formação de pessoas na área científica e na área empreendedora.

1aLetramento Cienfico“Em todo o mundo existe a compreensão de que ao formar o pensamento científico desde o início, os futuros adultos estarão mais preparados para solucionar os problemas do meio. Dessa forma, nosso objetivo é preparar as crianças para que possam conduzir o desenvolvimento econômico e social futuramente”, explica a coordenadora do Inova Gurupi, professora Me. Adriana Terra.

1aLetramentoCientifico1

Esse é um projeto piloto, que atualmente atende 38 alunos. A perspectiva é de que as atividades sejam expandidas para as demais escolas do município. Até o fim do ano, as crianças participarão da atividades quinzenais em laboratórios da Universidade Federal do Tocantins, UnirG e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

“A primeira intervenção foi para orientar as crianças sobre como devem se comportar em um laboratório e as regras de utilização. A partir disso terão início os experimentos nos laboratórios, em que os alunos irão aprender os princípios de uma pesquisa e as suas etapas. Com essas vivências as crianças estarão mais familiarizadas com a universidade, compreendendo que futuramente poderão estar em um curso superior, 1aLetramentoCientifoco2aprendendo e produzindo ciência”, disse a coordenadora do projeto Letramento Científico na UnirG, Drª Marise Suzuki.

Professores de diversas áreas da UFT, UnirG e IFTO serão convidados a integrar o projeto, realizando atividades e experimentos com as crianças.

Neima Araujo, diretora da Escola Municipal Antônio Lino de Souza, explica que o projeto traz muitos ganhos para os estudantes. “Ficamos muito felizes por termos sido convidados a integrar um projeto dessa natureza. É uma oportunidade excelente que as crianças estão tendo de conhecer o universo científico e tendo esse contato com as Instituições de Ensino Superior desde cedo”.

A escola também sedia ações do Programa Educação Empreendedora, que tem a intenção de despertar empreendedorismo, a criatividade, a iniciativa para a solução de problemas e estimular a educação financeira.