Curso de extensão em Filosofia e Cinema encerra neste sábado

25 de Maio de 2018

Acontece neste sábado, 26, o último encontro do semestre do curso de Extensão em Filosofia e Cinema, promovido pela Apug, em parceria com cursos de Letras, Pedagogia, Psicologia e Direito do Centro Universitário UnirG, que é realizado há vários anos.

Nesta última edição do primeiro semestre de 2018, o filme a ser exibido será Descalço sobre a terra vermelha, que conta a vida e luta do bispo emérito de São Félix do Araguaia (MT), dom Pedro Casaldáliga, ao lado da população da cidade, pelos direitos dos menos favorecidos, dos valores universais, luta pela terra, pobreza e preservação ambiental. O filme foi produzido em 2012, com direção de Oriol Ferrer.

Os encontros são realizados costumeiramente nas noites de sábado, conforme calendário previamente elaborado, no auditório Laudete Aires Pereira, na sede da seção sindical Apug-Ssind, localizada no mesmo quarteirão do Campus II da Unirg, na rua 9, nº 168.

O curso de Extensão em Filosofia e Cinema se destina a acadêmicos da UnirG e de todas as Instituições de Ensino Superior de Gurupi. Podem participar também professores e funcionários das redes públicas e privadas de ensino interessados e demais pessoas da comunidade.

Na edição deste semestre, o curso está sendo coordenado pelos professores Edna Pinho e Joel, Paulo Henrique Costa Mattos e Gilberto Correia da Silva, em virtude da licença do professor José Carlos de Freitas, idealizador e também um dos coordenadores do Filosofia e Cinema.

Semestralmente o curso oferece 200 vagas, com programação de seis encontros, com carga horária total de 30 horas.

Com oito anos de existência, o curso de extensão tem promovido amplo debate sobre variados temas de interesse da sociedade, em especial da comunidade acadêmica, no sentido de despertar a consciência crítica por meio de filmografia relacionada a cada tema escolhido para compor as várias etapas do semestre. No período já participaram do curso mais de 1.300 pessoas. (Professor: Gilberto Correia)