UnirG tem recursos liberados para andamento de projetos e pesquisas

23 de Maio de 2018

O Centro Universitário UnirG foi representado em encontro com pesquisadores do estado, em Palmas, pelo pró-reitor de Pesquisa e pós-Graduação, Drº Marcos Gontijo e a professora de Fisioterapia, Sávia Herrera. O evento ocorreu na tarde de hoje, 23, no auditório do Palácio Araguaia, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT), com liberação de recursos para pesquisadores e andamento de projetos e programas.

fotoevento palmasO encontro teve como tema: “Novas oportunidades e perspectivas para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado do Tocantins”.

Dentro da programação do evento ocorreu o lançamento do Programa de Estruturação do Sistema Estadual de Pesquisa que irá beneficiar cerca de 300 pesquisadores de instituições como a UnirG, Unitins e UFT.

Na oportunidade, houve também o anúncio da liberação de recursos para projetos e programas com a participação da UnirG. Dentre eles, o projeto “Impactos do uso de afluentes de fossa séptica biodigestor nas propriedades – FITOUnirG”, no valor de R$ 436.728, coordenado pela professora Ma. Mireia Aparecida Pereira Bezerra.

Foram liberadas verbas para os pesquisadores do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS), incluindo a pesquisa do “Programa de Residência Médica na melhoria da qualidade de atenção Básica e Saúde”, uma parceria entre a UnirG e UFT . A captação de recursos para os pesquisadores foi de R$ R$ 29.765.00.

A equipe do programa é composta por Drº Neilton Araujo de Oliveira, da UFT (coordenador), Drº Marcos Gontijo (vice-coordenador), professora Sávia Herrera (integrante) e contará ainda com um bolsista da UnirG.

“Nossa participação foi muito importante para mostrarmos que estamos com pesquisas que contemplam as necessidades regionais e esse evento incentiva nova busca de conhecimento cientifico”, afirmou Sávia Herrera.

foto2 eventopalmasHouve também a autorização do processo licitatório no valor de R$ 180.000 para reforma das sedes dos telecentros, em seis associações de produtores rurais de municípios do sudeste do Tocantins. No âmbito do Projeto Finep Tecnologias Sociais/Telecentros do meio rural/Autogestão de cadeias produtivas de leite, coordenados pela professora da UnirG, Drª Nelita Bessa.

“O evento foi muito positivo, incluindo as liberações das verbas para as capacitações e estruturas dos projetos. A comunidade científica do estado saiu do encontro sentindo o incentivo e o posicionamento de apoio à pesquisa”, frisou Gontijo.

No encontro foi anunciada ainda a abertura de editais em parceria com a FAPT/CAPES com recurso de um milhão de reais.

(Fotos: Divulgação)