Semana de Enfermagem realiza Mostra Científica

22 de Maio de 2018

No final da tarde de ontem, 21, foram apresentados cerca de 20 painéis na 2ª Mostra Científica do curso de Enfermagem do Centro Universitário UnirG. A avaliação foi realizada no Campus I da Instituição.

f7f2bfe8-294e-4636-9dd5-6b4114b72a72Conforme a coordenadora do curso, Ma. Denise Soares, foram aceitos estudos referentes aos resultados de pesquisas concluídas, como tese, dissertação, monografia, pesquisa e relato de experiência.

A banca foi composta por mestres e doutores, professores do curso. “Atividades como essa são muito importantes por inserir o aluno na pesquisa. Os trabalhos tiveram orientadores e foram apresentados demonstrando boa qualidade, por estudantes de Enfermagem, Medicina e egressos”, disse Soares.

Christian Poerch é egresso de Enfermagem e apresentou o trabalho “Mortalidade materna: perfil dos óbitos maternos ocorridos no Estado do Tocantins, no período de 2008 a 2017”.

“O objetivo foi estudar os aspectos epidemiológicos que levaram essas mães a vir a óbito. O site do Ministério da Saúde, o DATASUS analisou  no  período, 187 casos e 136 estavam disponíveis para pesquisa. Com isso foi diagnosticado que a maioria dessas mulheres estava na faixa etária entre 20 a 29 anos, com pouca escolaridade, solteiras e da raça parda. O município com maior índice desses óbitos foi Palmas/TO”. Afirmou Poerch.

“Esse estudo faz um levantamento de informações que a maioria dessas mortes poderia ter sido evitada pela melhor assistência, tanto dos profissionais de saúde quanto por parte dos governantes, no quesito da qualidade de assistência à saúde”, frisou o egresso.7ae31728-5040-47bf-8536-e1bfc7a84905

Fabíola Bento Araújo, acadêmica do 7º período de Enfermagem, apresentou o trabalho “Atuação do enfermeiro frente a dor pélvica crônica, nas gestantes e não gestantes”.

“O objetivo da pesquisa foi analisar a atuação do enfermeiro em relação à dor pélvica das mulheres. Como trabalhar a analgesia e a melhoria da dor. Obtivemos como resultado o uso de analgesias não farmacológicas, aquelas que não precisam ser prescritas por médicos, como chás fitoterápicos, compressas e massagens”, relatou a estudante.

O resultado dos resumos será divulgado na noite de hoje, 22, às 21h, no Uniclube, durante a confraternização de encerramento do evento. Os melhores trabalhos científicos serão publicados nos anais da Semana de Enfermagem.

A Mostra Científica ocorreu dentro da programação da VII Semana de Enfermagem da UnirG, que abordou o tema “A Enfermagem que queremos construir”.  A Semana contou ainda com palestras e minicursos.