Projeto orienta população sobre prevenção e tratamento de dentes traumatizados

18 de Maio de 2018

O que fazer quando nossos dentes sofrem fraturas? Para orientar a população sobre a prevenção de traumas e sobre a importância do atendimento especializado, o curso de Odontologia do Centro Universitário UnirG realizou esse semestre um projeto em uma escola municipal de Gurupi.

1aProjetoFraturaDentesGurupi2.jpeg1aProjetoFraturaDentesGurupiProfessores da rede municipal e cerca de 300 estudantes com idade acima de sete anos participaram de diversas palestras, na Escola Municipal Joel Ferreira Soares, no setor Nova Fronteira.

O objetivo do projeto é orientar crianças, pais de alunos, professores e a comunidade em geral, sobre os procedimentos a serem adotados caso ocorra a fratura de um dente, antes mesmo do atendimento odontológico.

“É comum a ocorrência de fraturas em partes ou até no dente inteiro, em crianças e em adultos, principalmente em atletas que praticam esportes de contato. Caso o fragmento do dente seja armazenado de forma correta, maiores são as chances de que esse material possa ser colado ou reimplantado, com menores custos e melhores resultados para o paciente”, afirma o coordenador do projeto, professor Me. Ricardo Marçal.

O professor orienta que atletas façam uso de protetores bucais para evitar danos, em caso de impactos na região bucal. “Mas quando a fratura ocorre, o dente deve ser mantido hidratado e guardando em um recipiente com um pouco da própria saliva do paciente, que deve buscar atendimento odontológico o quanto antes. Soro fisiológico, leite ou água, também podem ser utilizados, porém, a saliva é a alternativa mais indicada”, complementa Marçal.

O atendimento odontológico é oferecido gratuitamente na Clínica Escola de Odontologia da UnirG, localizada na Avenida Pará, entre as ruas 07 e 08, Centro. A população também pode procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para o atendimento imediato.

Outra etapa do projeto deverá ser realizada por meio de palestras com os pais dos alunos, e em academias e centros de treinamento esportivo.

A equipe do projeto também é composta por 11 acadêmicos, e pelos professores Ma. Juliana Romanelli, Me. Márcio Hassumi e Esp. Maurício Fregonesi.