População recebe orientações sobre uso racional de medicamentos

16 de Maio de 2018

Dona Maria das Neves, de 72 anos, foi a primeira atendida na tarde de hoje, 16, na campanha sobre o Uso Racional de Medicamentos realizada no Parque Mutuca, em Gurupi,  pelo curso de Farmácia do Centro Universitário UnirG.

01-mutuca

“Eu vim para aferir a pressão arterial e fazer o teste de glicemia. Não tenho diabetes, mas é bom fazer esse controle para prevenir”, relatou a aposentada.

Conforme a coordenadora de estágio do curso de Farmácia, Ma. Karin Anne Margaridi Gonçalves “o objetivo da ação é de prestar serviços para a02-mutuca população com aferição de pressão arterial, glicemia capilar, orientar sobre o uso racional de medicamentos e recolher medicamentos vencidos e os reutilizáveis dentro do prazo de validade”.

A professora destacou ainda que “será feito o correto descarte dos medicamentos vencidos e uma triagem para os medicamentos que poderão ser reutilizados e posteriormente doados para as Unidades Básicas de Saúde e Hospital Regional de Gurupi”.

A ação começou ontem, 15, e segue até o início da noite de hoje, com a mobilização de professores, acadêmicos e integrantes da Liga Acadêmica de Farmácia Clínica e Hospitalar (LAFACH). No primeiro dia foram atendidas mais de 60 pessoas. A previsão é de que sejam realizados mais de 180 atendimentos.

A Campanha ocorre dentro da programação da VII Semana Farmacêutica da UnirG. Essa edição do evento aborda o tema “Farmacêutico: antiga profissão, novos desafios”. A Semana oferece palestras e minicursos diversificados.

Para ler a programação completa clique aqui