Projeto Bacias Hidrográficas é contemplado com recursos para revitalização de nascente e infraestruturação do Mutuca II

09 de Maio de 2018

A terceira parcela do Projeto Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza foi liberada no valor de R$ 300 mil para conservação de recursos hídricos, incluindo a recuperação de nascente do córrego Mutuca e a infraestruturação de parte do Parque Mutuca II, em Gurupi.

Conforme a coordenadora do projeto, a professora Drª Nelita Bessa, “esse projeto teve como foco central o desenvolvimento de ações e atividades que culminaram na criação do  Comitê de Bacias dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza, e ações de revitalização da bacia urbanizada de Gurupi, visando a proteção dos cursos d'água para evitar a degradação. Com isso, será executado o plano de recuperação da nascente do Mutuca", afirmou a professora.

Com os recursos, o projeto adquiriu um micro-ônibus, sendo este de suporte as ações do projeto e do comitê, a exemplo dos estudos que foram essenciais para criação das Áreas de Proteção Ambiental (APAs municipais).

Também foi realizada uma pesquisa por acadêmicos e professores da UnirG e da UFT, a respeito dos usos e conflitos de água. A pesquisa foi aplicada junto aos moradores de bairros localizados nas proximidades dos cursos d'água e áreas de proteção ambiental de Gurupi.

As atividades do projeto envolvem oito municípios: Gurupi, Peixe, Jaú do Tocantins, Figueirópolis, Cariri do Tocantins, Alvorada, Sucupira e Talismã.

O convênio é celebrado entre o Estado do Tocantins, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH/FERH) e a Fundação e Centro Universitário UnirG, em parceria com a Prefeitura Municipal de Gurupi, UFT e IFTO.