Campus I: comissão de licitação faz credenciamento e habilitação de empresas

03 de Maio de 2018

“É mais do que apenas uma obra, é uma virada de página na trajetória da UnirG. Essa é a licitação mais importante dos últimos anos, um momento histórico que dará um novo impulso para a Instituição”, disse o presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, sobre a licitação para reforma e conclusão das obras do campus I da Instituição. Hoje, 03, foi realizada a sessão pública de credenciamento e habilitação das empresas interessadas em participar da licitação da obra, orçada em R$ 6.849.110,03.

1aObrascampusI1A sessão foi realizada no Centro Administrativo da UnirG, e contou com presença de representantes do Conselho Curador da Instituição, da Câmara de Vereadores, OAB, Associação Comercial e Industrial de Gurupi (Acig), Defensoria Pública, Câmara de Dirigentes Lojistas de Gurupi (CDL), que foram convidados para acompanhar o processo.

“Queremos que os atos ocorram dentro da legalidade máxima, com toda a transparência e lisura”, destacou Thiago Benfica. Ainda segundo ele, a licitação irá ocorrer conforme as regras do edital, sem interferências externas. “Desejamos ter uma relação cordial com a empresa que vencer, mas vamos exigir o cumprimento rigoroso do que estiver previsto no edital. É fundamental que todos entendam a importância dessa obra para a UnirG e para a nossa cidade”, ressaltou.

1aLicitacaocampusIDe acordo com o presidente da Comissão de Licitação e pregoeiro, Judson Rodrigues de Santana Costa, após o credenciamento, a documentação entregue será analisada para verificação das informações prestadas. “Para serem habilitadas, é imprescindível que as empresas sejam idôneas e tenham capacidade técnica e financeira para manter uma obra dessa magnitude. É um processo que está sendo realizado cuidadosamente em conformidade com a Lei”.

Ainda de acordo com Costa, as empresas que foram citadas na Tomada de Contas Especial, que apurou as irregularidades na construção do campus I da Instituição e divulgada em dezembro de 2016, não podem participar da licitação.

Segundo a reitora da UnirG, Drª Lady Sakay, que também esteve na solenidade, a conclusão do campus I é aguardada por toda a comunidade acadêmica. “Nosso desejo é de que a empresa vencedora desenvolva a obra da melhor forma possível, para que os alunos, professores e servidores possam fazer bom uso dos prédios nas atividades acadêmicas”, frisou.

A relação das empresas habilitadas será divulgada posteriormente, assim também como a data das aberturas das propostas e a divulgação da empresa vencedora. Após a emissão da ordem de serviço, a empresa terá o prazo de até 180 dias para concluir as obras da 1ª etapa, que compreende o bloco de salas de aula, com área de 4.001,97m². A 2ª etapa da obra é o bloco administrativo, que possui uma área de 2.319,39m², totalizando 6.321,36m².

Transparência

Diversas entidades foram convidadas para acompanhar o credenciamento das empresas. Na oportunidade, o Conselho Curador foi representado pelo presidente, Gomercindo Tadeu Silveira e pelo conselheiro e Defensor Público, Kita Maciel.

1aLicitacaocampusI2“Assim como muitas pessoas eu vim para Gurupi motivado pela UnirG. Infelizmente as obras do campus I não chegaram a ser concluídas, mas reconhecemos a vontade da gestão anterior e da gestão atual para finalizar aquela construção, para que a comunidade tenha um campus moderno. A preocupação dos gurupienses quanto a transparência desse processo é evidente, e parabenizamos a presidência pela seriedade na condução dos trabalhos. Estaremos vigilantes e acompanhando todos os trâmites”, destacou Kita Maciel.

1aLicitacaocampus3Para Weber Miranda Damasceno, gerente da CDL, “a UnirG é importante para o município e para a região sul do Estado. O crescimento da Instituição representa a vinda de mais estudantes, o que fortalece a nossa economia”.

Abelino da Silva, vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (Acig), ressaltou a importância da participação da comunidade. “Defendemos a lisura do processo para a conclusão dessa obra, pois a UnirG contribui imensamente com o desenvolvimento econômico do Município. Agradecemos o convite da UnirG para que essas entidades estivessem participando desse importante momento”.

Representando a Câmara de Vereadores de Gurupi, o vereador Jenilson Cirqueira, destacou que, ao convidar a comunidade para uma sessão dessa natureza, a UnirG reforça um princípio da administração pública, que é a participação popular, a publicidade e a transparência. Esperamos que tudo seja feito com o padrão de responsabilidade que a comunidade anseia. “Acreditamos que essa é uma etapa de um novo processo que já está sendo criado nessa instituição, que é a busca de se transformar em universidade, por meio das novas estruturas que estão sendo disponibilizadas para a sociedade”, disse.

Na oportunidade, o advogado Heráclito Ney Suiter, representou a Comissão de Direitos Difusos e Coletivos da Ordem dos Advogados do Brasil – subseção Gurupi. “Esse momento é uma demonstração de democracia. Parabenizamos a UnirG pela forma como os trabalhos estão sendo conduzidos. Estamos sempre acompanhando as grandes decisões que ocorrem na comunidade”, destacou.

O campus I está localizado no Setor Alto da Boa Vista. As obras dos prédios que estão inacabadas tiveram início em 2004 e foram paralisadas em 2009.