Acadêmicos da UnirG reativam DCE e criam comissão para eleição de nova diretoria

20 de Abril de 2018

Com o objetivo de reascender o movimento estudantil no Centro Universitário UnirG, uma comissão formada por acadêmicos da Instituição realizaram a assembleia geral extraordinária de reativação do Diretório Central dos Estudantes (DCE). O encontro ocorreu no último dia 18, no auditório do Campus I.

2 DCE

A sessão foi conduzida pelo presidente da Comissão de Reativação e estudante do 6º período de Medicina, Thiago Santos Vieira, e pela presidente do Centro Acadêmico (CA) de Engenharia Civil e acadêmica do 8º período do curso, Karollyne Cristina de Medeiros Melo Braz.

“O DCE constitui a entidade máxima do movimento estudantil dentro de uma instituição e tem por objetivo defender os direitos dos acadêmicos”, disse Vieira.

Durante a sessão foi decidida pela criação de uma comissão eleitoral que irá conduzir o processo de escolha da diretoria do DCE. O próximo passo será a realização de debates para discutir o processo eleitoral e a publicação do edital de eleição, com as regras do pleito, prazos de1 DCE inscrições das chapas, votação e posse da nova diretoria.

“O processo eleitoral foi estabelecido em plenário, registrado em ata e precisa ocorrer o mais breve possível. O edital será divulgado no site da UnirG, nas redes sociais dos Centros Acadêmicos e nas salas de aula. Podem votar todos os alunos matriculados e regularizados na Instituição”, frisou Thiago Vieira.

Para a acadêmica do 5º período do curso de Jornalismo, Yasmin Reis, a divergência de opinião fortalece o movimento estudantil e o torna democrático. “Apesar dos diferentes posicionamentos contra algumas decisões que foram tomadas, fiquei feliz ao ver um grupo grande de acadêmicos reunidos em busca de um único objetivo que é a busca pelo nosso espaço e direitos. Agora teremos voz ativa”, comemorou.

O movimento estudantil tem papel fundamental dentro da política nacional e o DCE é uma entidade representativa dos interesses dos estudantes em uma Instituição de Ensino Superior.

(*)

Confira a ata da assembléia aqui

Fotos: (Fernanda Limeira - estudante de Jornalismo da UnirG)

*(Colaboração do acadêmico de Jornalismo da UnirG, George Henrique)