Representantes da UnirG publicam trabalho na 6ª Conferência Mundial sobre Sistemas e Tecnologias de Informação

20 de Abril de 2018

O professor da UnirG, o doutorando Fábio Pegoraro, e a médica egressa da Instituição, Renata Oliveira Coelho, publicaram um trabalho em um livro que reúne pesquisas apresentadas na WorldCist'18 - 6ª Conferência Mundial sobre Sistemas e Tecnologias de Informação, que foi realizada em Nápoles, Itália, em março.

1aEventoO evento é um fórum global para pesquisadores e profissionais apresentarem e discutirem as mais recentes inovações, tendências, resultados e experiências e preocupações nas diversas 1aFabioPegoraroperspectivas dos Sistemas e Tecnologias da Informação ligados a várias áreas.

O trabalho Short-Term Simulation in Healthcare Management with Support of the Process Mining (Simulação de curto prazo para área de gestão de saúde com suporte da mineração de processos), também conta com a participação de pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Segundo o professor Pegoraro, os ambientes hospitalares equipados com software de coleta e armazenamento de dados contribuem para a técnica de mineração de processos, capturar de forma confiável como os processos estão sendo executados na prática e isso facilita a construção rápida de modelos de simulação que justifiquem a tomada de decisões no curto prazo. Devido às características dos processos e à alta variabilidade da demanda dos prontos-1aEgressaMedicinaRenatasocorros, as decisões operacionais são evidenciadas, desta forma, o estudo apresenta um arcabouço de simulação de curto prazo com a ajuda da mineração de processos para atender a demanda dos pacientes nos prontos-socorros.

Ainda de acordo com o professor, participar de uma publicação como essa facilitam a difusão do conhecimento científico produzido por docentes da UnirG. “Publicações como essa em nível internacional contribuem com a qualidade da pesquisa científica, colocando a UnirG no caminho para se tornar uma universidade de ponta. É muito gratificante participar dessa geração de conhecimento, para que outras pessoas possam se beneficiar disso”, frisou.

O professor Fábio Pegoraro é formado em Administração, pelo Centro Universitário UNIRG, Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGO) e doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atua no campo de pesquisas em gestão de prontos socorros, com as abordagens das técnicas de simulação, mineração de processos e Análise de Decisão Multicritério.

O livro pode ser adquirido clicando aqui

Fotos/divulgação