Integrantes do projeto Bacias Hidrográficas aprendem a utilizar equipamento que define a qualidade da água

19 de Abril de 2018

Na tarde de hoje, 19, foi ministrado um treinamento para a equipe do Projeto Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza, com atividades teóricas e práticas sobre a da Sonda EXO, que mede vários parâmetros da qualidade da água. A ação ocorreu no Laboratório de Tecnologia Assistiva da UnirG (LabTAU) e na represa do campus I da Instituição.

bacia 4Participaram docentes, acadêmicos da UnirG, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e representantes da Secretaria de Meiobacia 5 Ambiente de Gurupi.

“O objetivo foi de capacitar os envolvidos no projeto, para obtenção de uma equipe que conhecerá sobre a sonda, com suporte no seu manuseio e cuidados, bem como sobre os dados coletados”, afirmou a coordenadora do projeto, a professora Drª Nelita Bessa.

O treinamento foi ministrado por Me. Cristiano Augusto Leonardo, consultor da empresa Clean Evironment Brasil. Ele é mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (USP).

Conforme o palestrante, a Sonda EXO é usada há bastante tempo no Brasil. “Os parâmetros como oxigênio, pH, temperatura, clorofila, profundidade, dentre outros, mostram se o rio está saudável ou não. A Sonda é para entender a monitorar como a qualidade da água para tomar medidas preventivas e até corretivas”, relatou Cristiano.

bacia 6Sonda EXO

Em algumas cidades do país já está em funcionamento a transmissão em tempo real, das informações de qualidade da água por meio de sistemas da Sonda EXO.bacia 7

O treinamento abordou a apresentação da Sonda, seus sensores, vantagens e características, calibração, manutenção preventiva, dicas de armazenamento dos sensores e coleta de dados utilizando o equipamento.

O projeto

O Projeto Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza é resultante de um convênio celebrado entre o Estado do Tocantins, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH/FERH) e a Fundação e Centro Universitário UnirG, em parceria com a Prefeitura Municipal de Gurupi, UFT e IFTO.