Papoterapia – estudantes de Medicina conversam com idosos

17 de Abril de 2018

O indagar desabrocha com espontaneidade e na maioria das vezes isoladamente, onde cada idoso abre as portas do seu próprio mundo para a oportunidade de falar, ouvir, abraçar, interagir ou apenas sentir uma nova companhia. São assim os encontros, nas tardes de domingo, entre os moradores da Casa do Idoso, de Gurupi (TO) e os estudantes da Liga Acadêmica de Palhaçoterapia (LAP), do curso de Medicina do Centro Universitário UnirG.

casa idoso1Papoterapia é uma prática de se organizar em roda para conversas que geram reflexões. As atividades têm sido bastante utilizadas com idosos, em diversas entidades pelo País.

O diferencial da ação promovida pelos estudantes da UnirG é que a ação não ocorre em rodas, mas de maneira a prestigiar cada pessoa dentro de sua rotina. As conversas geram mudanças saudáveis no dia-a-dia dos idosos. O bate-papo despretensioso ocorre com momentos regados por música, risadas e esperança.casa idoso6

Há seis anos dona Iracema mora na Casa do Idoso. Ela tem pelo menos um ponto em comum com a estudante Amanda Anadão, as duas são paulistas. “Ela é meu xodozinho e temos muitas afinidades. Estou longe de casa e aqui sinto o ambiente acolhedor, repleto de pessoas com experiências de vida. O carinho é imenso e aprendemos o cuidado com o próximo de maneira humanizada, que vai além da profissão”, disse a futura médica.

O contato dos estudantes com os idosos pode gerar mudanças positivas na vida de ambos. O momento é de acolhimento, cumplicidade e parceria. A comunicação ocorre em conversas, linguagem gestual ou simplesmente um carinho.

casa idoso4Para o acadêmico Gustavo Alexandrino, as visitas são também uma oportunidade de distração para os idosos que necessitam de atenção. “A nossa abordagem é feita com cautela e preferimos não tocar em assuntos familiares, porque eles se emocionam e o nosso objetivo é oferecer alegria e afeto”, mencionou.

Dona Zilta Coeho, de 80 anos, chegou na Casa há um mês. “Eu já vivia aqui mesmo em Gurupi e agora me tornei moradora desse lar. As conversas com os jovens são muito boas, nos distrai e nos alegra”, afirmou ela.

A coordenadora da Casa do Idoso, Keila Poletto, aprova iniciativas que contribuem para o bem-estar dos moradores. “Ações como essa são positivas e importantes casa-idoso2para eles, que são muito carentes e se renovam em cada encontro”, afirmou.

Doações

O local recebe doações durante o ano inteiro e atualmente abriga 23 idosos. “Todas as doações são bem-vindas. O ideal é que os interessados em contribuir, entrem em contato com antecedência para saber o que estamos precisando no momento. Agora, estamos sem estoque de leite e aceitamos doações seja na forma integral ou em pó”, destacou Poletto.

casa idoso3A Casa tem uma campanha em andamento “Deixe nosso idoso mais cheirosinho”, para arrecadação de materiais de higiene, como sabonetes, shampoos e colônias infantis, dentre outros.

A Casa do Idoso está localizada na rua S 10, 343, no Parque Sol Nascente, Gurupi – TO. O telefone é (63) 3312-4165.

casa idoso7casa idoso5casa idoso8

(Fotos: Luciene Marques/Ascom UnirG)