Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

Estudantes de Direito participam de aula prática sobre preservação ambiental


13 de Abril de 2018



A aula para os acadêmicos do 9º período de Direito do Centro Universitário UnirG foi diferente na manhã de hoje, 13. Eles conheceram como é desenvolvido o trabalho da equipe do Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (CeMAF), da Universidade Federal do Tocantins, no campus de Gurupi.

 

fotodireito 4A atividade compõe o cronograma da disciplina de Direito Ambiental ministrada pela professora Karita Scotta, que também é coordenadora do projeto de extensão do curso, Meio Ambiente e Cidadania nas Escolas. Ela acompanhou os 20 estudantes na ação.fotodireito 2

 

“É importante essa aproximação da teoria com a prática para dar uma dimensão aos acadêmicos e proporcionar a eles, uma noção de como que os conhecimentos tidos dentro de sala de aula podem ser aplicados na prática”, afirmou a professora.

 

Scotta acrescenta ainda que “foi muito interessante passar uma visão prática de como se aplica as normas ambientais para a proteção e defesa do meio ambiente, especialmente no que se diz aos problemas de desmatamento e áreas queimadas no estado do Tocantins”.

 

Para a acadêmica, Yasmin Oliveira, ressaltou que a experiência foi uma oportunidade para conhecer aspectos práticos da área de atuação do engenheiro florestal e do operador do Direito para garantir a sustentabilidade do meio ambiente.

 

“Os professores e integrantes do Centro apresentaram o trabalho realizado por eles voltado ao nosso Estado acerca das questões ambientais, especialmente sobre o manejo do fogo, monitoramento e controle da problematização das queimadas decorrentes do período de estiagem no nosso bioma do cerrado e a aplicabilidade da responsabilidade jurídica. Tudo isso proporcionou a nós um conhecimento amplo, prático e científico para aperfeiçoar nosso conhecimento teórico e nos auxiliar no âmbito jurídico a procedência das ações ambientais”, frisou a estudante.

 

CeMAF

 

fotodireito 1O Centro desenvolve trabalhos técnico-científicos para suprir a demanda de monitoramento ambiental. E faz, também, a análise de imagens de satélites parafotodireito 5 acompanhar problemas como desmatamento e a dimensão das áreas queimadas no Tocantins, principalmente nos períodos críticos.

 

O CeMAF compreende três áreas: de desenvolvimento, com o Laboratório Experimental de Análises Químicas; a parte de tecnologia, com o Laboratório de Análises de Dados e Imagens de Satélites e capacitação de cursos, palestras e reuniões.

 

O Centro é coordenado pelo professor Dr. Marcos Giongo, com atuação de uma equipe composta por 40 profissionais que trabalham no processamento e na análise de dados.

 

Fotos: divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 






UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais