Representantes da UnirG participam do 8º Fórum Mundial da Água

21 de Março de 2018

Até a próxima sexta-feira, 23, está sendo realizado em Brasília (DF), a oitava edição do Fórum Mundial da Água, reunindo pessoas de vários países para discutir conflitos e soluções sobre o tema.

1aforumaguacomiteA UnirG está participando por meio da equipe do projeto Bacias Hidrográficas. A equipe é composta pela coordenadora, professora Dra. Nelita Bessa; professora Me. Alessandra Duarte, do curso de Jornalismo e responsável pelas ações de comunicação e os bolsistas do curso de Engenharia Civil, Gabriel Alves e Rafaela Xavier.

A professora Nelita participa ainda como membro do Comitê de Bacias Hidrográficas dos rios Santo Antônio e Santa Tereza  (CBHSAST), e representando a UnirG como sociedade civil organizada.

O grupo compõe a delegação tocantinense que participa do evento com cerca de 40 pessoas, entre membros dos 5 comitês e do Pró-comitê do Rio Palma, organismos de bacias hidrográficas do estado.

Para a professora Drª Nelita Bessa, participar deste Fórum Mundial representa compartilhar experiências, atualizar as informações sobre a gestão dos recursos hídricos. “É importante para fortalecer o entendimento de que a água é um bem e requer solidariedade hídrica na resolução dos vários desafios em torno do seu uso e conservação, sendo reconhecida pela OMS como prioritária para a saúde dos povos”, afirma.

Para Rafaela Xavier, bolsista do projeto Bacias Hidrográficas, o evento proporciona grandes experiências aos participantes. “Para nós, estudantes, o Fórum contribuir principalmente para promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água. As ações são importantes para facilitar a conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra. Além disso, participar desse evento permitiu compartilhar experiências com pessoas de todo o Brasil e  refletir sobre esse bem tão precioso”, destacou.

Sobre o evento

1aforumagfualogoO Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema água e é organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que reúne interessados no assunto e tem como missão promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra.

Esta é a primeira vez que o evento ocorre no Hemisfério Sul.

Outras informações no site do evento: http://www.worldwaterforum8.org

*Foto:divulgação