Projeto Inova Gurupi: assinados termos de cessão para equipar laboratórios de análise de alimentos

18 de Março de 2018

Na tarde do último dia 16, foi realizada a cerimônia de assinatura dos termos de cessão dos equipamentos para os laboratórios vocacionais do Programa Inova Gurupi. Os laboratórios irão realizar análises de alimentos de origem vegetal, animal e de nutrição animal no sul do Tocantins.

lanagro aSerão instalados três laboratórios, sendo o de Análise de Alimentos de Origem Vegetal alocado na UnirG, o Laboratório de Análise de Alimentos de Origem Animal na UFT e o Laboratório de Análise de Alimentos de Nutrição Animal no IFTO.

A captação foi pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) por meio de uma emenda parlamentar da senadora lanagro senadoraKátia Abreu, no valor de R$ 1 milhão.

Participaram da solenidade o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, a senadora Kátia Abreu, a coordenadora do Projeto Inova Gurupi e professora Ma. Adriana Terra, a reitora do Centro Universitário UnirG, Drª Lady Sakay, o representante do presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, chefe de gabinete Ronaldo Victor, além dos representantes das três instituições envolvidas.

Conforme a coordenadora do Projeto Inova Gurupi, a professora Ma. Adriana Terra, o objetivo é a melhoria da qualidade dos produtos e aumento da capacidade produtiva. “Esses serão os únicos laboratórios Lanagros no Estado, que são laboratórios oficiais do MAPA com as certificações para os alimentos”, destacou a professora.

Para a reitora Drª Lady Sakay “a aquisição dos equipamentos para os laboratórios foi fundamental para a UnirG começar uma nova etapa de prestação de serviços e desenvolvimento de pesquisas voltadas para atividades produtivas da região. São novas fontes de recursos, tornando os laboratórios sustentáveis e possibilitando um avanço contínuo”, afirmou a reitora.

lanagro la ass“Os laboratórios contribuirão para fortalecer a cadeia produtiva de Gurupi e da região sul do Estado. Dessa forma, devemos aproveitar o nosso potencial produtivo, além de utilizar e melhorar a qualidade da nossa matéria-prima”, frisou o prefeito Laurez Moreira.

A senadora Kátia Abreu mencionou que os alimentos que seriam analisados no Lanagro em Goiás, passarão a ser analisados em Gurupi. “É obrigatório por lei, pelo Ministério da Agricultura, que todos os produtos de origem animal e vegetal, artesanais ou industriais, passem por um laboratório técnico-lanago geralcientífico para análise de qualidade”, mencionou a senadora.

Os Laboratórios Lanagros possuem atribuições como:  Realizar análises oficiais; Atuar como referência nacional em assuntos laboratoriais; Realizar auditoria em laboratórios credenciados;  Realizar ações de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação em métodos analíticos;  Atuar como Centro regional de difusão de tecnologia e expertise;  Realizar estudos e  Manter banco de material de referência.

Inova Gurupi

O Inova Gurupi é um plano estratégico que visa o desenvolvimento educativo e tecnológico, por meio de uma parceria entre Prefeitura de Gurupi, Sebrae, Centro Universitário UnirG, Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

O projeto tem ações integradas com a finalidade de potencializar a geração de conhecimento e promover o desenvolvimento econômico e social nas áreas de vocação da região.

*Com informações do MAPA

Fotos: Lino Vargas/Secom Gurupi