UnirG pede apoio para credenciar a Instituição como Universidade

09 de Março de 2018

Em visita a Gurupi, o Governador do Tocantins, Marcelo Miranda, esteve na manhã desta sexta-feira, 09, inaugurando as novas instalações da Polícia Civil. Na oportunidade, a reitora do Centro Universitário UnirG, Drª Lady Sakay, e o presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, aproveitaram o momento para reunirem-se com o Chefe de Estado e solicitar o apoio para o credenciamento da Instituição como Universidade.

1MarceloO prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, a Deputada Federal, Josi Nunes, a secretária estadual de educação, Wanessa Zavarese Sechim, a pró-reitora de graduação e extensão da UnirG, Drª Marcilene Araujo, a assessora jurídica da reitoria, professora Celma Milhomem Jardim, entre outros, também participaram da reunião.

Lady Sakay relatou ao governador os motivos para que a mudança seja realizada, se possível, ainda este ano. Com o credenciamento a Instituição irá contribuir ainda mais não só com a região sul, mas com todo o Tocantins. “Enquanto Universidade, precisamos avançar para que possamos crescer e até termos condições para nos instalar em outras cidades e estados. Para que isso ocorra, é preciso que a UnirG atenda os critérios das avaliações do Conselho Estadual de Educação e vejo que temos condições para tal”, avaliou a reitora.

Sakay solicitou ainda ao Governador que dentro do Conselho Estadual de Educação (CEE)1MM tenha uma cadeira com representantes da UnirG e da Unitins. “Sejam discentes ou docentes precisamos estar representados dentro de um órgão tão importante, defendendo os interesses em prol da educação superior no Tocantins. Em outros Estados já existem essa representatividade”, acrescentou.

A Secretária Wanessa Zavarese Sechim destacou a relevância da UnirG para o Estado. “Reconhecemos a atuação da UnirG tanto no Fórum Estadual de Educação quanto em pautas difíceis que a Instituição tem nos ajudado em debates e embates na construção de documentos e políticas de notas técnicas para avançarmos no ensino. O que depender de nossa colaboração iremos apoiá-los”.

Thiago Benfica disse que espera que haja vontade política para que, de fato, a transformação para Universidade ocorra. “Temos estrutura, temos mais de 4.200 alunos matriculados e somos uma das maiores Instituições de Ensino Superior do Tocantins. É importante para a UnirG esse avanço, estamos pedindo a oportunidade de crescimento e consequentemente o Estado também irá crescer”, avaliou o presidente.

O Governador ouviu atentamente a todos e disse que com cautela irá rever a situação e, na medida do possível, atenderá ao pedido. “Infelizmente a burocracia muitas vezes emperra o andamento de um processo. Porém, não vejo essa solicitação como algo complexo. Reconhecemos que essa situação dará retorno ao nosso Estado, e a Secretária Wanessa está autorizada a atendê-los no que for necessário”, finalizou Marcelo Miranda.