Novos concursados da UnirG participam de solenidade de acolhimento

09 de Março de 2018

Os empossados do concurso público da Fundação UnirG participaram durante todo o dia de hoje, 09, da solenidade de acolhimento. O objetivo do evento foi apresentar o funcionamento, estrutura e gestores da Instituição, além de recepcionar os 48 novos servidores do quadro administrativo e técnico em níveis médio e superior. O encontro ocorreu no Centro Administrativo da Instituição.

1gestores acolhiEntre os presentes estavam o presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, a reitora, Drª Lady Sakay, o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Drº Marcos Gontijo, a pró-reitora de Graduação e Extensão, Drª Marcilene Araujo, a diretora administrativa e financeira, Danielle Mesquita e o presidente da Associação do Servidores da Fundação UnirG (Asaunirg), Gladston de Carvalho.

Na ocasião, o professor da Orquestra Jovens de Cordas, Jhonata Araujo, da Casa de Cultura da UnirG, recepcionou os servidores com músicas tocadas ao som de violino. Um vídeo institucional também foi apresentado.

Thiago Benfica deu as boas-vindas aos servidores e relatou sua trajetória profissional dentro da2acolhimento Instituição. “A UnirG faz parte da minha vida. Me formei em 2002, em Direito, e hoje estou presidindo a Instituição. Aqui os servidores também terão oportunidade de seguir carreira, como tantos outros que aqui estão e já passaram. Peço o empenho de todos, pois a Instituição não é nada sem a colaboração do corpo técnico” , disse.

O presidente acrescentou ainda que o motivo do encontro foi para que os servidores entendam o funcionamento da Instituição e conheçam os departamentos. “É importante que eles entendam os procedimentos e competências da Fundação e da Academia. Que tenham tabém expectativas de evolução profissional, pois a maioria dos nossos gestores efetivos foram formados na UnirG”.

1lady acolhiA reitora também deu as boas-vindas e falou sobre sua ascensão. “Estou há 22 anos na Instituição. Também me formei aqui, em Pedagogia, fui contratada e posteriormente concursada como professora. Todos nós trabalhamos para que a UnirG e nossas perspectivas cresçam. Estamos felizes com a vinda do novo corpo de servidores que irá agregar ainda mais com os atendimentos da Instituição”, ressaltou Sakay.

Servidores

Para a servidora Shirleny Miranda, a UnirG sua aprovação é vista como forma de segurança profissional. Em sua terceira formação, mãe de dois filhos, um deles já cursando Engenharia Civil na Instituição, ela ressalta que agora terá condições de traçar um futuro melhor para sua família.

“Formei-me em Administração pela antiga Fafich, depois cursei Letras e hoje estou estudando1gontijo acolhimento Direito na UnirG. Trabalhei por 15 anos como professora e sempre com contrato, todo ano era uma insegurança. Aqui busco estabilidade e os benefícios que a Instituição oferece, desde plano de carreira, plano de saúde e até os descontos nas mensalidades. Minha filha também quer estudar Medicina e aqui vejo perspectiva de crescimento para minha família. Espero contribuir com a minha experiência”, relatou.

Thaís Nunes, 18 anos, também é estudante de Engenharia Civil na Instituição. “Estou muito feliz de estar aqui, meu sonho era ser concursada, sempre busquei estabilidade. Quando fui aprovada ainda estava no segundo grau e atualmente posso buscar me qualificar na minha área de futura formação. Gostei muito de como fui recepcionada pelos colegas e do trabalho que estou atuando na Instituição”.

Palestra

1acolhimentoAinda pela manhã, os servidores assistiram a palestra motivacional da professora de Psicologia, Ma. Larissa Queiroz, que ministrou o tema UnirG para mim e para todos nós.

Segundo a professora, a apresentação mostrou que a UnirG tem um ambiente bastante acolhedor que poderá garantir futuro profissional. “Os servidores são os protagonistas da UnirG, e que só depende do bom desempenho deles para que, de certa forma, cresçam em sua atuação. A Instituição tem tudo para oferecer a eles”, falou Larissa.

Oficina

Na parte da tarde, os servidores participaram ainda de uma oficina com a1luanna acolhimento Administradora eprofessora da UnirG, Luanna Katiúcia Medrado. O tema abordado foi Comunica+Ação.

Conforme Medrado o profissional pode ser um gênio em sua área, extremamente competente e preparado, cheio de ideias e capaz de executar as mais complexas tarefas ou projetos. “Mas se não souber se comunicar, tanto entender o que é pedido como transmitir tudo o que sabe, planeja ou faz, de nada adiantarão seus esforços, habilidades e competências”.

Para que os servidores entendam como é possível se comunicar melhor, os pontos discutidos na oficina foram: O que é comunicação assertiva? , Endomarketing: Comunicação no ambiente de trabalho, Escolha o canal correto:  não é o que você diz que importa, mas o que o outro “ouve”, Não fale e nem se cale desnecessariamente, Pratique a escuta ativa e Linguagem corporal.

“Esses temas foram abordados por meio da Metodologia Ativa: um método construtivista que está sendo utilizado em muitas universidades, tanto no treinamento das equipes quanto na formação acadêmica. Não se tem um professor, palestrante um detentor do saber, mas sim um facilitador que faz a condução do tema. São os participantes que criam e desenvolvem conceitos diante da proposta que está sendo oferecida a eles. Procura-se romper as barreiras tradicionalistas, os conceitos entre quatro paredes e envolver a equipe por meio da participação ativa e construtivista”, finalizou.

Novo Encontro

Os servidores terão outra oportunidade de reunirem-se no próximo dia 16. O encontro será no auditório do Centro Administrativo em que serão apresentados a eles o organograma, estrutura administrativa, funcionalidades e gestores da Fundação e Centro Universitário UnirG.