Calouros da UnirG são recepcionados em Aula Inaugural

27 de Fevereiro de 2018

O Centro Universitário UnirG promoveu na noite de ontem, 26, no Paláciu’s Real, a tradicional Aula Inaugural, que a cada semestre recepciona os calouros da Instituição.

1CarrascaO evento foi aberto com uma apresentação da Bateria Carrasca, do curso de Medicina da UnirG. Na oportunidade, a reitora da1 Lady Sakay Aula Inaugural Instituição, Drª Lady Sakay, deu as boas-vindas aos estudantes e falou sobre a importância da participação dos alunos nas atividades acadêmicas. “A vida universitária requer dedicação e engajamento. Busquem participar dos eventos, da escolha dos representantes de turma, de curso e de todos os projetos e ações que forem desenvolvidas no âmbito institucional”, disse.

“Vemos com alegria não apenas a chegada de novos alunos, mas também o aumento de estudantes na nossa Instituição. 1 Presidente ThiagoIsso é reflexo de uma política que estamos implementando, que procura trazer para a sala de aula o alunos que por algum motivo não estava estudando. É resultado de um trabalho que reaviva a nossa Instituição”, afirmou o presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica.

Ele também falou sobre investimentos que estão sendo feitos para melhorar o atendimento ao aluno da UnirG. “Um novo sistema está sendo implantado e deverá facilitar o acesso aos serviços oferecidos por meio da internet. Em breve estará funcionando a ouvidoria da Instituição, melhorando o atendimento oferecido. Nosso objetivo é otimizar a qualidade do serviço oferecido a vocês para que cada um tenha a satisfação de terminar a graduação sabendo que estudou em uma Instituição de qualidade”, complementou Benfica.

Cidadão Universitário

1 Plateia Aula InauguralNa ocasião os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer o projeto Cidadão Universitário, que foi apresentado pelo coordenador Walmir Lira. “Esse é um projeto pioneiro no Tocantins, que colocou fim ao trote violento. Ele serve de modelo para outros projetos no nosso Estado, o que é motivo de orgulho para nós. É um projeto solidário que também promove a integração e a solidariedade”, destacou Walmir. O coordenador anunciou que o prazo para as doações de sangue e alimentos já está aberto e termina no dia 10 de março.

Um dos parceiros nessa edição do Cidadão Universitário é o Rotary Club Internacional, em Gurupi. A presidente da entidade, Clarie Láebe, falou aos acadêmicos sobre a missão do Rotary e sobre a prova que os alunos deverão cumprir durante a gincana solidária da UnirG: o plantio de mudas de árvores. “Cada aluno terá a oportunidade de plantar uma árvore, batizá-la com o seu nome e acompanhar o seu crescimento. Daqui alguns anos vocês poderão usufruir da sombra, das flores e dos frutos, cuidando do meio ambiente e do futuro das próximas gerações. Para nós é uma grande satisfação participar de uma ação com tantos jovens, que podem fazer a diferença na sociedade”, disse Clarie.

Novos alunos

Uma das estudantes que participou da Aula Inaugural foi a auxiliar de laboratório Rosania Barbosa, caloura do curso de Farmácia. Após seis anos longe da sala de aula, ela decidiu cursar uma graduação após pensar no futuro dos seus filhos. “Eles ainda são crianças, mas daqui alguns eles poderão precisar que eu os ajude a estudar. Por isso eu quero me formar, ter uma boa profissão. Se tudo der certo penso em ter meu próprio negócio e ajudar minha família”, disse.

O sonho de ser uma promotora de justiça levou Amanda Lopes a escolher o curso de Direito. “Sempre tive admiração pela área e decidi que queria ingressar nesse curso. Estou com boas expectativas, sei que vou precisar me esforçar muito, mas espero que consiga alcançar meu objetivo”, disse.

1 Kennya Teixeira

O poder do pensamento foi o tema da palestra ministrada por Kennya Santos Teixeira, professora do curso de Psicologia. “A nossa mente é muito poderosa, ela pode nos levar ao sucesso, mas também ao fracasso. Precisamos conhecer melhor a forma como pensamos, para que tenhamos êxito”, frisou.

Kennya falou sobre os entraves do pensamento que limitam o aprendizado e ainda sobre comportamentos que podem ocorrer ainda durante a formação e que repercutem na atuação do futuro profissional no mercado.