Avaliação Institucional é debatida em Semana de Planejamento

30 de Janeiro de 2018

Na tarde de hoje, 30, professores, coordenadores, assessores educacionais e gestores da UnirG participaram de duas palestras voltadas para avaliação institucional, durante programação da Semana de Avaliação 2017-2/ Planejamento dos cursos para 2018.

palestra1mesaA reitora Drª Lady Sakay e a coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Ma. Edna Pinho abriram as atividades da tarde com as boas-vindas aos participantes. “A CPA é um órgão independente que aponta as fragilidades e sugere os caminhos para sanar as dificuldades. É fundamental discutir o papelpalestra2uft da comissão, cujo trabalho é de conduzir e acompanhar, além da grande responsabilidade de produzir o relatório e mostrar o retrato da Instituição”, afirmou Sakay.

A primeira palestra foi ministrada pela pós-doutora pelo Programa interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Enilda Bueno, que é professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Ela abordou “A Avaliação Institucional e os Desafios para sua Institucionalização”.

Para Bueno, discutir a avaliação é um desafio. “É necessário olhar esse processo de forma mais ampla, sem preconceitos. É absorvê-lo como algo positivo que vai direcionar o nosso trabalho, nos fazer crescer e aprender. O grande desafio é avançar e coletivamente”, mencionou ela.

A palestrante destacou ainda a importância da participação da comunidade acadêmica no processo da avaliação. “É uma questão que interfere no palestra3publicoreconhecimento, recredenciamento da Instituição e esse é um dos motivos para encontros como esse, de sensibilização”, relatou.

Logo após, a professora Edna Pinho falou sobre a “Atuação da CPA UnirG: evolução dos dados”. O momento contou com a participação da coordenadora do curso de Psicologia, Larissa Queiroz e do professor da Instituição Dr. Wataro Nelson Ogawa, na apresentação dos dados parciais da pesquisa de clima organizacional realizada no final do ano passado, com a parceria do curso de Psicologia.

De acordo com Edna Pinho foram pesquisadas cerca de 300 pessoas dentre professores e servidores técnico-administrativos, com a abordagem de quatro temáticas que frisaram o perfil socioeconômico e cultural.

Fotos: (Gabriel Gonçalves/Ascom UnirG)

O evento segue até amanhã, 31. Confira a programação completa do evento, aqui.