Professores da rede pública de ensino participam de capacitação em educação empreendedora

30 de Janeiro de 2018

Com objetivo de preparar o professor da rede publica municipal para desenvolver metodologias sobre empreendedorismo o Sebrae/Gurupi, por meio do Programa Educação Empreendedora do Projeto Inova Gurupi promovem uma capacitação. As aulas ocorrem na sala do Sebrae.

1inovoOs participantes receberam hoje, 30, a visita do Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, da Secretária da Ciência, Tecnologia e Inovação/Secretária do Planejamento e Finanças, Keila Iwasse Evangelista, além da coordenadora do Projeto e professora da UnirG, Ma. Adriana Terra.

Segundo Adriana, a ideia é universalizar a educação empreendedora em Gururpi, trabalhando o comportamento empreendedor das crianças com idade entre 06 e 10 anos. Conforme a faixa etária, os alunos aprendem uma temática diferente que varia desde a produção de aromatizantes, de temperos até brinquedos com materiais alternativos.

“Durante o ano escolar eles aprendem como montar uma empresa, plano de negócio, pesquisa3inovo de mercado, noções de marketing, processo de produção e desenvolvimento do produto, como conquistar um cliente e até noções de contabilidade. O material pedagógico e didático é desenvolvido pelo Sebrae, dentro do nível de compreensão das crianças”, explicou Terra.

O objetivo da capacitação é preparar o professor para que a escola desenvolva metodologias para o aprendizado infantil. “O treinamento é uma exigência do Sebrae para que a didática seja aplicada em sala de aula”, completou Adriana Terra.

2inovoO Prefeito Laurez Moreira ressaltou que é fundamental incentivar o espirito empreendedor na criança para que a estimule ser um adulto de negócios. “É importante que eles percebam que têm potencial empreendedor. O papel do professor é extremamente essencial para a sociedade. Fico feliz de estar colaborando para esse projeto, que estimula toda a comunidade gurupiense, da criança ao adulto, a capacidade de se descobrir empreendedoras”, relatou.

Em outubro, todo material produzido pelos alunos ao longo do ano será negociado na Feira do Pequeno Empreendedor, realizada durante a Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg).

Programa Inova

O Inova Gurupi é um plano estratégico que visa o desenvolvimento educativo e tecnológico, por meio de uma parceria entre Prefeitura de Gurupi, Sebrae, Centro Universitário UnirG, Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

O projeto tem ações integradas com a finalidade de potencializar a geração de conhecimento e promover o desenvolvimento econômico e social nas áreas de vocação da região.