UnirG abre inscrições para Semana de Avaliação e Planejamento dos Cursos

25 de Janeiro de 2018

Professores, coordenadores, assessores educacionais e gestores estarão reunidos nos dias 29, 30 e 31 para discutir a Semana de Avaliação 2017-2/ Planejamento 2018 dos cursos da UnirG. O participante tem até o último dia do evento para se inscrever pela Plataforma I-OW, no link https://iow.unirg.edu.br/eventos/. A abertura oficial ocorrerá a partir das 08h, no auditório do campus I da Instituição.

O intuito da Semana é possibilitar aos cursos um momento de avaliação das ações passadas, positivas ou negativas, a fim de refletir para reconstrução de novas ações que levem a comunidade acadêmica a melhorar o ensino, a pesquisa e a extensão.

Outros valores que estão integrados ao objetivo principal são: as ações entre os cursos e com outras instâncias da UnirG; consolidação das disciplinas gerenciais dentro da Instituição; promoção da reflexão e tomada de decisão pelo Núcleo Docente Estruturante dos cursos (NDE); entendimento do processo avaliativo interno e externo em que a Instituição é como Centro Universitário, entre outras.

De acordo com informações da Pró-Reitoria de Graduação e Extensão (Pgrad), toda a formatação do evento tem como foco a reflexão, ação e resultados. Para desconstruir e quebrar paradigmas que tiveram seus méritos há tempos atrás, atualmente já não suprem as demandas e é necessário refletir e agir para avançar. Os resultados no ensino, aprendizado e a formação do profissional sempre serão a principal preocupação da Instituição.

A programação integra palestras, discussões e apresentações culturais. Um dos destaques da abertura oficial será a palestra Ser Professor, ministrada pela Psicóloga e docente da Instituição, Ma. Laslei Petrilli. A construção do planejamento estratégico da Fundação e Centro Universitário UnirG também serão debatidos.

Outra questão também inserida no evento será a apresentação do Artigo 16 da Resolução do Conselho Superior (Consup) nº 061/2017, que visa regulamentar o regime de trabalho dos docentes, de acordo a realidade institucional.

Segundo a Pró-Reitora de Graduação e Extensão, Drª Marcilene Araujo, uma das mudanças mais significativas desta Resolução diz respeito à distribuição de carga horária dos professores. “Além de outra alteração importante que concedia ao docente em cursos de qualificação, estando na condição de não-gozo de licença para especialização, a possibilidade e  o aproveitamento das horas diversificadas em favor de sua qualificação. É importante oportunizar e incentivar a qualificação dos professores, por isso buscamos regularizar essa situação  por meio  das  horas diversificadas. Para isso, a comissão propôs  a submissão de projetos de pesquisas em editais da UnirG”, ressaltou a Pró-Reitora.

“Entendemos que o novo regramento instituído pelo Consup, que inclusive, foi amplamente discutido com representantes da entidade classista dos docentes e submetido a legítimo trâmite processual, com a participação de representantes de toda comunidade acadêmica, visa atender às necessidades atuais, possibilita melhores e condições para o exercício da docência e favorece o desenvolvimento institucional”, completou Drª Marcilene Araujo.

Durante o evento a Resolução terá encaminhamento para discussão e votação nos cursos, em seguida será construído um documento e entregue no último dia da Semana.

A professora disse ainda que é de extrema importância que todos os professores estejam imbuídos nessa semana de atividade. “É fundamental a participação dos docentes na discussão promovida na Semana de Planejamento, pois é um processo de mudança e quanto mais coletiva as contribuições melhores os resultados”, finalizou.

Clique aqui para obter mais informações sobre a programação da Semana de Planejamento e Avaliação.