Residência Médica de Gurupi registra mais de 24 mil atendimentos no último ano

11 de Dezembro de 2017

A segunda turma do Programa de Residência em Medicina Geral de Família e Comunidade da UnirG contabilizou 24.336 atendimentos em 2016. Os dados serão apresentados no próximo dia 13, às 13h30, no auditório do Centro Administrativo da Instituição.

residencia 2A exposição será sobre os procedimentos realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos setores Casego, Vila Iris, São José e Pedroso. As atuações foram nas áreas de saúde do homem, saúde da mulher, saúde do idoso, saúde da criança e adolescente, saúde mental, pré-natal, hipertensão e diabetes, hanseníase, planejamento familiar, coletas de citologia, visitas domiciliares e pequenos procedimentos. Além de palestras, reuniões e dos projetos que foram implantados nas unidades após a Residência, como Rede Cegonha, Tabagismo e 3ª Idade.

Conforme o professor Dr. Vladimir Tamayo Maestre, os resultados terão impacto significativo na comunidade assistida. “A exposição será o resultado de um processo de coleta, tratamento e análise dos dados colhidos nas unidades. O diagnóstico pode ser considerado como uma das mais importantes ferramentas de gestão. É uma pesquisa das condições de saúde e risco de uma determinada população, para posteriormente planejar e programar ações”, afirmou o supervisor.

A apresentação será realizada pelos médicos residentes, com a supervisão dos respectivos preceptores. O intuito da ação é a de compreenderresidencia 3 a estrutura das UBS, conhecer a área de abrangência do Centro de Saúde e conhecer o perfil da comunidade assistida.

Participarão do evento, o supervisor do Programa de Residência Médica, Dr. Vladimir Tamayo Maestre, o coordenador do programa, Dr. Rafael Barbosa Carneiro, o presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, a reitora Drª Lady Sakay, o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, o secretário municipal de Saúde, Vânio Rodrigues. Foram convidados ainda, representantes das coordenações dos cursos da saúde, das equipes das UBS e do Ministério Público Estadual (MPE).

O Programa de Medicina Geral de Família e Comunidade foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde e está sendo desenvolvido por meio da parceria entre Fundação e Centro Universitário UnirG e Secretaria Municipal de Saúde.

O Centro Administrativo da UnirG está localizado na avenida Pará, quadra 20, lote 01 nº 2432 - Bairro Engenheiro Waldir Lins II, Gurupi – TO.

(Fotos: apresentação do Diagnóstico Situacional da primeira turma de Residência Médica, realizada em 2016)