Diretoria definitiva do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza toma posse

30 de Novembro de 2017

Foi realizada hoje, 30, a solenidade que empossou os membros titulares e suplentes do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza, juntamente com a eleição da diretoria para o mandato 2017-2019. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Gurupi.

1 Comite Bacias Hid Posse MesaDesde 2013, a UnirG atua na dinamização e articulação de pessoas na região sul do Tocantins, visando a criação do Comitê. O processo cumpriu várias etapas e envolveu a articulação entre governos, usuários de água e organizações da sociedade civil.

Antes da eleição, a presidente da diretoria provisória, Drª Nelita Bessa, falou sobre o objetivo do Comitê. “Ele tem a proposta de ser viável, dinâmico e propulsor de políticas em favor das regionalidades. É uma estratégia que visa discutir as potencialidades econômicas e desafios no uso dos recursos hídricos e induzir o desenvolvimento de políticas nessa área”, disse.

“A Instituição esteve à frente dos trabalhos na região sul do Estado. É um tema importante, não podemos deixar de participar, pois todos precisamos gerenciar de maneira sustentável todos os nossos recursos naturais.  A UnirG faz questão de estar presente e de ter um papel protagonista nesse processo”, destacou a reitora do Centro Univesitário UnirG, Drª Lady Sakay, presente no evento.

1 Comite Bacias Hid Posse Mesa1

O presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, frisou a importância do trabalho de um Comitê. “Falamos muito em uso responsável da água e, às vezes, imaginamos que esse é um problema distante de nós. Mas a realidade mostra que o nosso Estado tem enfrentado o problema de falta de água em algumas regiões. As instituições de ensino, juntamente com o poder público e a sociedade civil organizada precisam articular pesquisas e desenvolver um trabalho producente nessa área, e o Comitê faz parte desse trabalho coletivo”.

O chefe de gabinete, Antonio Carlos Pakalolo, representou o Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira. “Temos problemas graves em rios do Estado e é necessário que haja um olhar atento para essa questão. Esperamos que o Comitê possa colaborar com a busca de soluções para essas demandas, envolvendo os municípios do sul do Tocantins, e tenha êxito nesse trabalho árduo e muito importante”.

O sub-secretário da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fábio Lélis, parabenizou o trabalho coordenado pela professora Drª Nelita Bessa e falou sobre a criação de mais um Comitê. "Esse é o quinto 1 Comite Bacias Hid Posse equipe1Comitê implantado no Tocantins e acreditamos que a descentralização desse trabalho, que agrega a participação da comunidade em geral, aumenta a capacidade de gerar resultados positivos. Os problemas hídricos aumentam a cada dia e todos precisam entender que são responsáveis pela solução”, disse.

Ainda segundo ele, a expansão da produção agrícola no Estado, de certa forma traz preocupações, pois o Tocantins é um grande produtor. “Precisamos ter harmonia entre a produção e a preservação dos mananciais. É fundamental termos um olhar cuidadoso para essas questões”, afirmou.

O Comitê é formado por representantes de usuários de água, sociedade civil organizada e do poder público. A produtora rural Maria Espíndola, moradora de Figueirópolis-TO, é uma das representantes da sociedade civil organizada no Comitê. “Vivemos da produção de hortaliças em um assentamento e a água é necessária para o nosso sustento. Nossa intenção em participar do Comitê é buscar informações e levar para as pessoas da nossa região”, disse.

Ao final da solenidade, os membros do Comitê foram empossados e foi realizada a eleição da diretoria. Os eleitos foram:

Presidente: Asafe Santa Bárbara Gomes (Segmento poder público)

Vice-presidente: Wanderley Brandin – BRK Ambiental (Segmento usuários de água)

Secretária Executiva: Drª Maria Cristina Bueno – UFT (segmento sociedade civil organizada)