Posse dos membros do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza ocorrerá essa semana

28 de Novembro de 2017

Após a eleição realizada na última semana, os membros titulares e suplentes do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza tomarão posse na próxima quinta-feira, 30, às 08h, na Câmara Municipal de Gurupi. Na ocasião também será eleita a nova diretoria para o mandato 2017-2019. O evento contará com a presença da Secretária Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Meire Carrera.

Participaram da eleição, representantes de usuários de água, organizações da sociedade civil e do poder público de oito municípios da região sul do Tocantins.

“A responsabilidade do Comitê é a de descentralizar o órgão gestor de recursos hídricos estadual, que sozinho não consegue gerir 30 sub-bacias existente no Estado. Os membros nos ajudam a fiscalizar apresentando as demandas de agressões ao meio ambiente, que voluntariamente cumpre seu papel de cidadania”, afirma a gerente de recursos hídricos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gorete Cordeiro.

O projeto “Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza e Revitalização das Bacias Hidrográficas Urbanizadas de Gurupi”, é resultante de um convênio celebrado entre o Estado do Tocantins, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH/FERH) e a Fundação e Centro Universitário UnirG, em parceria com a Prefeitura Municipal de Gurupi, UFT e IFTO.

Desde 2013, a UnirG atua na dinamização e articulação de pessoas na região sul do Tocantins, visando a criação do Comitê. O processo cumpriu várias etapas e envolveu a articulação entre governos, usuários de água e organizações da sociedade civil.

Atualmente o Tocantins tem cinco Comitês distribuídos nas regiões: bacias Norte (Rios Lontra e Corda), Sudeste (Rio Manoel Alves da Natividade), Sudoeste (Rio Formoso do Araguaia), Central (Lago de Palmas) e, o recém-criado, Sul (Rios Santo Antônio e Santa Tereza).