Comitê de Bacias Hidrográficas da região sul elege membros

24 de Novembro de 2017

Representantes de oito municípios da região sul do Tocantins reuniram-se ontem, 23, para a escolha dos membros titulares e suplentes do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza. A eleição ocorreu na Câmara Municipal de Gurupi.

1baciasParticiparam da eleição representantes de usuários de água, organizações da sociedade civil e do poder público.

A gerente de gestão de recursos hídricos da Semarh, Gorete Cordeiro, apresentou a importância e competência dos Comitês. O trabalho do processo de criação do Comitê começou com visitas realizadas em assentamentos e usuários da água sensibilizando cada um sobre a importância da preservação do meio ambiente. “Através de campanhas educativas, orientando e mostrando o que está acontecendo no mundo sobre a escassez da água, tentamos mostrar que pode prejudicar os negócios deles. A preservação das nascentes é muito importante para que os recursos hídricos sejam recuperados”

A gestora disse ainda que o Tocantins tem atualmente cinco Comitês distribuídos nas regiões:2bacias Norte (Rios Lontra e Corda), Sudeste (Rio Manoel Alves da Natividade), Sudoeste (Rio Formoso do Araguaia), Central (Lago de Palmas) e, o recém-criado, Sul (Rios Santo Antônio e Santa Tereza).

“A responsabilidade do Comitê é a de descentralizar o órgão gestor de recursos hídricos estadual que sozinho não consegue gerir 30 sub-bacias existente no Estado. Os membros nos ajuda a fiscalizar apresentando as demandas de agressões ao meio ambiente, que voluntariamente cumpre seu papel de cidadania”, ressaltou.

Segundo a representante da UnirG, professora Drª Nelita Bessa, a criação de um Comitê geralmente é muito demorada. A UnirG entrou nesse processo no sentido de dinamizar a articulação com os seguimentos informando e sensibilizando sobre a importância da participação de todos.

4bacias“Temos uma responsabilidade de induzir desenvolvimento na região sul, então o trabalho que realizamos convergiu com nossa missão institucional. Na questão água, todos nós precisamos dela e temos que refletir sobre o assunto e a UnirG fez seu papel de conduzir o processo de institucionalização do Comitê de Bacias, articulando com os governos, estadual e municipais da região sul, usuários de água e organizações da sociedade civil”, explicou.

A professora disse ainda que a Instituição serviu como uma incubadora de inciativa de desenvolvimento para a região. “Esse trabalho vem sendo feito desde 2013, cumprindo várias etapas da resolução da política estadual de recursos hídricos, que comina com a eleição hoje. Não estaremos mais na diretoria, porém continuaremos participando da discussão”, ressaltou.

Para o Piscicultor de Figueirópoles, Sandronei Gomes Rocha, a sua maior preocupação é as pessoas terem mais interesse me preservar a água. “Na época da seca, para quem não tem um reservatório, sofre muito com a escassez das chuvas. Temos que que ser mais conscientes sobre as agressões que o meio ambiente vem sofrendo por culpa do homem. Eu nasci na região e vemos os rios secando, e minha participação no Comitê é para que eu possa colaborar informando meus vizinhos sobre as formas de preservação da água”, finalizou.

Eleição

Os eleitos foram escolhidos e no próximo dia 30, das 08 às 12 horas, será realizada a posse3bacias dos membros e também a eleição da primeira diretoria permanente do Comitê. O evento também será na Câmara Municipal de Gurupi.

Estarão presentes a Secretária Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Meire Carrera e também membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos.

Comitê de Bacias Hidrográficas

O projeto “Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza e Revitalização das Bacias Hidrográficas Urbanizadas de Gurupi”, é resultante de um convênio celebrado entre o Estado do Tocantins, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH/FERH) e a Fundação e Centro Universitário UnirG, em parceria com a Prefeitura Municipal de Gurupi, UFT e IFTO.

Confira aqui a lista dos eleitos do Comitê de Bacias Hidrográficas