Dezembro Laranja: Liga conscientizará comunidade de Gurupi sobre o câncer de pele

22 de Novembro de 2017

Durante todo o ano são registradas altas temperaturas no Tocantins. A população precisa ficar atenta aos problemas causados à pele pela exposição ao sol em excesso. Para informar a comunidade sobre o combate a esse tipo de câncer, será realizada uma ação na manhã deste domingo, 26, na Feira da rua 07, pela Liga Acadêmica de Dermatologia do Centro Universitário UnirG (Laderm).

Dezembro Laranja 2016A atividade de conscientização faz parte da campanha Dezembro Laranja, com distribuição de panfletos da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e esclarecimentos sobre a doença.

Conforme a presidente da Liga, a acadêmica de Medicina, Natália Cristina Alves, é importante a sensibilização da comunidade para que as pessoas possam tomar o cuidado devido com a pele e entendam a importância do uso do protetor solar.

"O câncer de pele é um dos mais comuns entre os brasileiros e, aqui no Tocantins, com essa alta incidência do sol, temos que tomar cuidado. Vivemos quase num verão constante, o sol agride muito a pele das pessoas. E nesse contexto, prevenir é o melhor caminho para evitar danos mais profundos", destacou a estudante.

As médicas dermatologistas Ana Carolina Ferreira Cortes, Carla Angélica Turine, Elcyane Bechara Santos e Letícia Brandão da Silveira acompanharão a ação dos acadêmicos.

Dezembro Laranja

As características geográficas, climáticas e culturais do país propiciam a exposição excessiva ao sol, consequentemente, à radiação ultravioleta, que é a principal causa da doença. Atitudes simples de fotoproteção podem evitar o câncer da pele como: usar chapéu, camiseta, filtro solar, óculos de sol e evitar o sol entre 10h e 16h. A Campanha Dezembro Laranja foi criada especialmente para que neste mês sejam intensificadas as ações de prevenção e conscientização sobre o câncer de pele.

Com informações de George Henrique (acadêmico de Jornalismo da UnirG)

LADERM - DEZEMBRO LARANJA