Comitê de Bacias Hidrográficas irá escolher novos membros e diretoria definitiva

17 de Novembro de 2017

Representantes de oito municípios da região sul do Tocantins participam, a partir da próxima semana, de dois importantes eventos do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza. Quinta-feira, 23, serão escolhidos os membros titulares e suplentes do Comitê, e no dia 30, será realizada a eleição da diretoria definitiva.

Irão participar representantes de Alvorada, Cariri, Figueirópolis, Gurupi, Jaú do Tocantins, Peixe, Sucupira e Talismã, além de servidores de órgãos ligados ao meio ambiente, tais como Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Naturatins.

O decreto de criação do Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Santo Antônio e Santa Tereza foi assinado em março desse ano e, desde então, conta com uma diretoria provisória, que é presidida pela UnirG.

“A UnirG atuou na articulação e mobilização junto aos Municípios no processo de implementação do Comitê e agora será escolhida a diretoria definitiva. Essa é uma entidade que discute potencialidades de desenvolvimento socioeconômico, conflitos e desafios no uso de recursos hídricos. A atuação do Comitê pode, inclusive, induzir novas políticas públicas para o setor”, presidente da diretoria provisória, disse a professora Drª Nelita Bessa.

No dia 23, das 8 às 12 horas, serão realizadas as assembleias setoriais com representantes de usuários de água, organizações da sociedade civil organizada e do poder público. Na ocasião serão escolhidos os membros, titulares e suplentes, representantes dos três segmentos do Comitê.

Já no dia 30 de novembro, também das 8 às 12 horas, será realizada a posse destes membros e também a eleição da primeira diretoria permanente do Comitê. No mês de outubro, uma equipe do projeto realizou mobilização nos oito municípios que compõem a Bacia visando sensibilizar os representantes para que participem da votação.

Os eventos serão realizados na Câmara Municipal de Gurupi. No dia da posse estarão presentes a Secretária Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Meire Carrera e também membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos.

Comitê de Bacias Hidrográficas

O projeto “Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza e Revitalização das Bacias Hidrográficas Urbanizadas de Gurupi”, é resultante de um convênio celebrado entre o Estado do Tocantins, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH/FERH) e a Fundação e Centro Universitário UnirG, em parceria com a Prefeitura Municipal de Gurupi, UFT e IFTO.

Atualmente o Tocantins conta cinco comitês: CBH do Lago de Palmas; CBH do Rio Formoso; CBH dos Rios Lontra e Corda, CBH Manuel Alves da Natividade e o recém-criado CBH dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza.