Turma pioneira do curso de Direito celebra reencontro e resgata memórias

16 de Novembro de 2017

Cerca de 40 egressos reuniram-se ontem, 15, para comemorar os 28 anos de formatura. Eles são parte importante na história do Centro Universitário UnirG, que teve início há 32 anos, já que foram os primeiros alunos da Instituição de Ensino Superior pioneira do Tocantins: a então Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi (Fafich).

1turmadireitoA primeira presidente da faculdade foi Dolores Nunes, hoje vice-prefeita de Gurupi, que na época era esposa do prefeito que criou a faculdade, Jacinto Nunes.

Dolores esteve presente no reencontro e comentou sobre as lutas enfrentadas. “O maior patrimônio que Jacinto deixou para Gurupi e o maior desafio da administração dele foi a criação e a implantação da antiga Fafich. Muitas pessoas disseram não ser possível criar uma faculdade em Gurupi, mas com a união entres alunos da época e tantas outras pessoas que abraçaram essa causa, vencemos”, disse.

A faculdade foi criada em maio de 1985 e realizou o primeiro vestibular em julho, do mesmo ano. Os cursos oferecidos eram Pedagogia e Direito. O Defensor Público, Kita Maciel, fez parte da turma pioneira.

“Após 28 anos, é uma satisfação rever tantos amigos e resgatar essa história. Tivemos luta para2turmadireito o reconhecimento do curso e hoje somos gratos à coragem do Jacinto Nunes, em trazer a faculdade e encurtar a distância daqueles que queriam ter acesso ao ensino superior, mas tinham que se deslocar para outros estados”, disse o Defensor.

Um dos desafios enfrentados pelos alunos foi a falta de livros na biblioteca. Alguns estudantes se uniram para resolver o problema. “Tivemos que ir em busca de doações e até comprar a quantidade de livros exigida pelo MEC para que a Instituição fosse reconhecida”, contou o coronel da reserva remunerada da Polícia Militar do Tocantins, João Carlos Machado.

Na época, Machado era Sargento da PM e afirma que a UnirG foi importante para sua carreira. “A graduação em Direito me deu a oportunidade de fazer o curso de formação de oficiais”, ressaltou.

O advogado Sebastião Justino, um dos organizadores do reencontro, afirmou que para agilizar a conclusão do curso, a faculdade permitiu que os acadêmicos cursassem dois semestres em dois turnos, ao mesmo.

1direito

Quem pôde estudar pela manhã e a noite colou grau em agosto. Já os demais concluíram em dezembro”, explicou Justino.

A turma de agosto de 1989 recebeu o nome de Jacinto Nunes, em homenagem ao então prefeito que havia falecido no ano anterior. Já a turma de dezembro foi batizada com o nome de Mário Coelho, que era diretor da Instituição.

A servidora da UnirG, Telma Milhomem, também fez parte da turma e expressou a alegria em rever os colegas. “Quantos anos já se passaram e esse é o primeiro encontro, estou maravilhada em revê-los, alguns deles, não os via desde a formatura”, finalizou.