Acadêmico da UnirG debate gestão das águas em encontro nacional

13 de Novembro de 2017

O estudante do 8º período de Direito do Centro Universitário UnirG, Bruno Soares, participou da XIX edição do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob). O evento ocorreu entre os dias 7 e 10 de novembro, no Prodigy Beach Resort & Conventions, em Aracaju (SE).

1brunosoaresEste ano o evento teve como tema central Os Comitês de Bacia no fortalecimento do Sistema Nacional de Recursos Hídricos e contou com a participação de pessoas ligadas a comitês de bacias hidrográficas e interessados pelo tema. Na programação houve palestras, cursos, oficinas, trocas de experiências, muita informação e interatividade.

Bruno Soares, que também representa o Tocantins no Parlamento Nacional da Juventude pela Água (PNJA) e o Fórum Nacional da Juventude pela Água (FNJA) participou de vários debates sobre gestão das águas, dentre eles o mais importante, a mesa de diálogo da juventude, que teve como tema Compartilhando a Gestão dos Recursos Hídricos.

“Minha participação foi em defesa da criação de um comitê estadual de bacia com maior participação de jovens. Provoquei a discussão sobre a transposição do rio Tocantins para a Bacia do Rio São Francisco, que precise de um estudo mais técnico, detalhado, para constatar os efeitos para a Bacia do Rio Tocantins”, disse o estudante.

“O Encob teve como objetivo oportunizar a troca de ideias, apresentações de experiências2brunosoares exitosas de boa gestão dos recursos hídricos e fundamentalmente, conhecer os modelos aplicados nos estados brasileiros no que se refere ao gerenciamento das águas. É de grande valor o conhecimento adquirido durante o evento, pois a discussão da gestão destes recursos contribui para as boas práticas a serem desenvolvidas pelos comitês de bacias”, completou Bruno Soares.

Realizado anualmente, o evento é organizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH). Este ano, em parceria com o Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e o apoio da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO).

O evento

1logoforumO Encontro contou com a participação de representantes de todos os entes do Sistema Integrado de Recursos Hídricos do Brasil, poder público, usuários, ONG’s, universidades e municípios. O intuito foi proporcionar a troca de ideias, compartilhamento de experiências na gestão dos recursos hídricos e fundamentalmente, conhecer os modelos atualmente aplicados nos estados brasileiros no que se refere ao gerenciamento das águas.

Sobre o Comitê

O Comitê de Bacias Hidrográficas tem como objetivo gerir e deliberar sobre a política de utilização das águas. Promovendo a conservação e recuperação dos corpos d'água, garantindo a utilização racional e sustentável dos recursos para a manutenção da boa qualidade de vida da sociedade local.