Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
09 de Novembro de 2017
O XIX Encontro Nacional de Comitês de Bacias (Encob), que ocorre em Aracaju/SE, conta com a participação da técnica de meio ambiente de Gurupi, Asafe Santa Bárbara Gomes, representante do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza. O evento teve início no último dia 07 e segue até amanhã, 10.
O Encob reúne representantes de mais de 180 Comitês de Bacia existentes no Brasil atualmente. Do Tocantins, participam com Ásafe Gomes mais 19 membros de outros quatros Comitês formados no Estado e técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
No evento são realizadas capacitações diversificadas para os participantes por meio de cursos, além de promover a interação e o intercâmbio entre os comitês.
Conforme a presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza, a professora Nelita Gonçalves, a participação nesse encontro nacional possibilita aprendizado com as experiências dos comitês de todo o Brasil. “É também uma oportunidade para que nós, com um dos mais recentes comitês do País, possamos nos capacitar para atuarmos aqui na região sul e Tocantins”, disse Gonçalves.
A professora destacou ainda a eleição para membros e diretoria definitiva do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza, nos próximos dias 23 e 30, em Gurupi.
“Precisamos nos juntar para influenciar em decisões políticas sobre a seca que vem cada dia mais agravando o sistema produtivo da nossa região, sendo interesse de todos discutir soluções”, frisou Nelita Gonçalves.
Encob
Nessa edição, o evento abordou o tema “Os Comitês de Bacia no fortalecimento do Sistema Nacional de Recursos Hídricos”.
O evento é organizado por meio de uma parceria do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH).
Dentre os objetivos do Encontro, destaca-se a oferta de conhecimento aos participantes, sobre os modelos atualmente aplicados nos estados brasileiros referentes ao gerenciamento das águas.
O evento é voltado para representantes de todos os entes do Sistema Integrado de Recursos Hídricos do Brasil, poder público, usuários, ONGs, universidades, municípios e a comunidade em geral, interessada no tema água.
Foto: Semarh
*Com informações da Semarh/TO.