Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza é representado em evento, em Sergipe

09 de Novembro de 2017

O XIX Encontro Nacional de Comitês de Bacias (Encob), que ocorre em Aracaju/SE, conta com a participação da técnica de meio ambiente de Gurupi, Asafe Santa Bárbara Gomes, representante do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza. O evento teve início no último dia 07 e segue até amanhã, 10.

semart reduzidaO Encob reúne representantes de mais de 180 Comitês de Bacia existentes no Brasil atualmente. Do Tocantins, participam com Ásafe Gomes mais 19 membros de outros quatros Comitês formados no Estado e técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

No evento são realizadas capacitações diversificadas para os participantes por meio de cursos, além de promover a interação e o intercâmbio entre os comitês.

Conforme a presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza, a professora Nelita Gonçalves, a participação nesse encontro nacional possibilita aprendizado com as experiências dos comitês de todo o Brasil. “É também uma oportunidade para que nós, com um dos mais recentes comitês do País, possamos nos capacitar para atuarmos aqui na região sul e Tocantins”, disse Gonçalves.

A professora destacou ainda a eleição para membros e diretoria definitiva do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza, nos próximos dias 23 e 30, em Gurupi.

“Precisamos nos juntar para influenciar em decisões políticas sobre a seca que vem cada dia mais agravando o sistema produtivo da nossa região, sendo interesse de todos discutir soluções”, frisou Nelita Gonçalves.

Encob

Nessa edição, o evento abordou o tema “Os Comitês de Bacia no fortalecimento do Sistema Nacional de Recursos Hídricos”.

O evento é organizado por meio de uma parceria do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH).

Dentre os objetivos do Encontro, destaca-se a oferta de conhecimento aos participantes, sobre os modelos atualmente aplicados nos estados brasileiros referentes ao gerenciamento das águas.

O evento é voltado para representantes de todos os entes do Sistema Integrado de Recursos Hídricos do Brasil, poder público, usuários, ONGs, universidades, municípios e a comunidade em geral, interessada no tema água.

Foto: Semarh

*Com informações da Semarh/TO.