Editores de Revistas Científicas da UnirG participam de evento internacional, em Curitiba

09 de Novembro de 2017

Durante essa semana, entre os dias 06 e 09, editores chefes das Revistas Cientificas Amazônia: Science & Health e Cereus da UnirG participam do ABEC Meeting 2017, evento internacional promovido pela Associação Brasileira de Editores Científicos. O evento está ocorrendo no Pontífice Universidade Católica (PUC/PR), em Curitiba (PR).

1editores revistasEstiveram no ABEC Meeting os professores Drº Jairo Zevedo Junior e o Me. João Bartholomeu Neto. O evento promoveu minicursos, palestras e mesas redondas, com o intuito de profissionalização de editores científicos que buscam a internacionalização dos periódicos em que atuam.

“Nosso objetivo é ter acesso a novas ideias, a tendências internacionais e também nacionais, relacionadas às pesquisas científicas, compreender e profissionalizar nos processos editoriais perante os desafios e contextos contemporâneos acerca da Ciência”, disse o Drº Jairo Azevedo Junior, editor da Revista Amazônia: Science & Health.

O professor disse ainda que a oportunidade de capacitação dos editores científicos brasileiros é essencial para o desempenho nacional no contexto mundial de investigação científica. “Os minicursos, oficinas e palestras ofertados provocam um brainstorming nos participantes. Além disso, incentiva e engaja como editores mediante a pressão e importância do cargo, que é exercido simultaneamente a atividades docentes, de pesquisa, de extensão, orientações e administrativas”.

Na ocasião, foi discutido como as revistas científicas nacionais são importantes para a ciência brasileira. ‘A participação em um evento como esse permite aumentar a qualidade das nossas Revistas Cereus e Amazônia, pois foi possível discutir as dificuldades encontradas em nosso contexto e comum a outras instituições. Novas ideias serão implementadas a partir do conhecimento adquirido. Importante ressaltar que a ciência está sempre em evolução e as revistas têm que se adequar as novas realidades que contribuirão para esse avanço científico e tecnológico”, finalizou Jairo Azevedo.

(Foto: arquivo pessoal)