Nota de Agradecimento – 3ª Sicteg

01 de Novembro de 2017

Em dias difíceis para o Brasil, a comunidade acadêmica tocantinense aponta o investimento em ciência e tecnologia como caminho para superar crises, a exemplo de vários países que se tornaram potências econômicas nas últimas décadas e, sobretudo, em desenvolvimento de pessoas.

Durante os dias 25 a 27 de outubro de 2017, em Gurupi/TO, foi realizada a 3ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi, coordenada pelo Programa Inova Gurupi, numa parceria inédita entre Governo do Tocantins (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura) – Prefeitura de Gurupi (Secretária da Ciência, Tecnologia e Inovação) – Conselho Interinstitucional de Gestores das Instituições de Ensino Superior da Região Sul do Estado do Tocantins – UNIRG – UFT – IFTO – SEBRAE – Sindicato Rural de Gurupi.

Durante o evento ocorreram também a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (MCTIC e SEDEN), o VI Seminário de Extensão e Cultura da UFT e o 13º Seminário de Iniciação Científica da UFT, assim como a 8ª Jornada de Iniciação Científica e de Extensão do Instituto Federal do Tocantins (JICE/IFTO), 1º Ciclo de Palestras do Sindicato Rural, Feira de Empreendedorismo - Educação Empreendedora (Sebrae), I Simpósio de Inovação (Sebrae), a I Reunião do Conselho de Gestores (SEDEN). Pela UnirG foram realizadas ainda a II Jornada da Educação, II Jornada de Ciências Aplicadas, Exatas e Tecnologias, II Semana Integrada da Saúde, I Mostra Científica de Engenharia Civil, I Workshop de Ciência da Computação, I Mostra de Pesquisa e Extensão, I Mostra Pibic, I Mostra PEC Saúde, I Mostra Proext, VII Mostra PibiD e VI Seminário Institucional do Pibid.

Participaram das palestras, cursos e oficinas, um total 6.200 credenciados, com 19.841 participantes nas atividades (bipados no sistema) com um público flutuante em torno de 30 mil pessoas, incluindo-se alunos da rede municipal de ensino. A realização deste grandioso evento somente foi possível com um somatório de esforços de instituições que se tornaram parceiras por suas afinidades. O Governo do Tocantins, por intermédio da SEDEN, o SEBRAE e a Prefeitura de Gurupi aportaram recursos, e todas as instituições se responsabilizaram também financeiramente por suas ações individuais. Essas somas resultaram em multiplicação de conteúdos diversos, numa programação ampla e integrada. Esses números expressam o poder das instituições e a força da cooperação.

A organização do evento torna público aqui seu mais sincero e profundo agradecimento a todos os parceiros, aos pesquisadores, professores, estudantes, empresas fornecedoras de comunicação, credenciamento, identidade visual, montagem, palco e som, geração de energia, praça de alimentação, aos funcionários e à direção da UNIRG que recebeu a todos, entendendo que, sem a participação e o esforço de cada um, não teria sido possível o sucesso desse empreendimento.

O Sistema de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo se fortalece pela cooperação em atividades que dinamizam os ecossistemas locais. A tríade Governo – Academia – Empresa se retroalimenta em processos integrados implementando projetos de vida para a região de Gurupi e outras regiões do Estado.

Governo do Tocantins – Seden (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura)

Prefeitura de Gurupi (Secretária da Ciência, Tecnologia e Inovação)

UNIRG – UFT – IFTO

SEBRAE – Sindicato Rural de Gurupi