3ª Sicteg é encerrada com premiações e apresentações culturais

30 de Outubro de 2017

Com a comemoração de números superados a 3ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg) foi encerrada com sucesso. Mais de 20 mil pessoas circularam pelo evento, de 25 a 27 deste mês. A cerimônia de encerramento da Semana reuniu representantes das instituições envolvidas, governo e comunidade. Na oportunidade foram premiados os trabalhos científicos apresentados.

encerramentoDe acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UnirG, Dr. Marcos Gontijo, foram 5.335 inscritos, 18.700 pessoas marcaram frequência eletrônica, além de estimados 5.000 visitantes a mais, oriundos da comunidade local, escolas de ensino fundamental e médio. Foram realizadas ainda 54 palestras, 94 minicursos e mais de 500 apresentações de trabalhos científicos.

“O evento foi um sucesso, com números que superaram nossa expectativa. Tivemos palestrantes de todo o país, na vanguarda do conhecimento. Além dessa qualidade a 3ª Sicteg foi marcante na integração de diversas instituições, destacando uma nova forma de pensar a ciência de maneira integrada”, mencionou Gontijo.

Para a coordenadora do Projeto Inova Gurupi e da 3ª Sicteg, Ma. Adriana Santiago Terra, os expressivos números mostram o poder das instituições e a força da cooperação dos segmentos que estiveram à frente do evento. “Nós tivemos uma equipe muito grande deadriana pessoas nobres e durante esses três dias vivenciamos a experiência de nos empenharmos em projetos de vida e no desenvolvimento de pessoas”, disse Terra.

Estiveram presentes ainda na solenidade, a reitora da UnirG, Dr. Lady Sakay; o presidente da UnirG, Thiago Benfica; o diretor do campus do IFTO em Gurupi, Dr. Marcelo Terra; diretor do campus UFT de Gurupi, Dr. Gil Rodrigues dos Santos; o pró-reitor de Pesquisa da UFT, Rafael Pimenta; o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira; o diretor de Amparo à Pesquisa e Financiamento Estudantil, Virgilio de Alencar e a deputada Josi Nunes, dentre outras autoridades.

A reitora da UnirG agradeceu aos envolvidos na edição. “Agradeço a colaboração de todos que se esforçaram para que o evento ocorresse e fosse um sucesso, aos organizadores, voluntários e a participação efetiva do Inova Gurupi que faz a diferença em Gurupi e região”, disse Lady Sakay.

Thiago Benfica também manifestou satisfação e agradecimentos aos parceiros da Semana. “A 3ª edição da Sicteg só ocorreu pela união de forças governamentais e das Instituições de Ensino Superior, que proporcionaram uma magnitude ao evento, fazendo dele um sucesso que para nós é motivo de orgulho”, destacou.

02- enc trabalhos cientPremiações

Foram premiados com troféus e certificação os três trabalhos científicos mais pontuados em cada categoria (Ciências Sociais Aplicadas, Educação, Saúde, Tecnologia, Ciências Agrárias e Biológicas), nas modalidades de apresentação em pôster e oral.

Hiara Bodas, egressa do curso de Psicologia da UnirG, foi uma das premiadas, conquistando o 1º lugar na área da Saúde, com um trabalho em parceria com Ildaiane Cristine de Meneses e Thais Valadão Reis. “A repercussão emocional do diagnóstico de transtorno do espectro autista no cotidiano familiar: perspectiva materna”, desenvolvido na Associação de Pais, Amigos Profissionais de Autistas Anjo Azul, em Palmas/TO.

06 enc cultural

“Gostei muito de realizar o meu trabalho, fizemos com qualidade, mas não esperava conquistar a primeira colocação na nossa área. O diagnóstico de transtorno do espectro autista quando é inserido na família ele modifica toda a estrutura familiar. O resultado mostra que com a inserção do diagnostico na família os principais sentimentos vivenciados pelas mães é a culpa, desesperança, medo e ansiedade. As mães tinham também como principal desafio ou perder o emprego ou ter que pedir para sair para cuidar dessa criança que vem cheia de limitações”, disse Bodas.

A pesquisadora relatou ainda que o trabalho constatou a importância da equipe multidisciplinar no cuidado tanto da criança com autismo ou da família. “Visto que toda a família fica fragilizada”, destacou Bodas.

Conforme o professor responsável pela Comissão Científica, Dr. Jairo Azevedo, os trabalhos foram bastante elevados, com temas de aplicabilidade tanto para a comunidade acadêmica quanto profissional. “Esse momento é uma oportunidade para que os acadêmicos interajam e treinem a divulgação do conhecimento científico. É importante tanto para o estudante, quanto para o professor e o profissional”, ressaltou Azevedo.

Confira a lista dos trabalhos vencedores aqui.

01- enc eng civilDurante a cerimônia foi anunciado também, o resultado da mostra de Engenharia Civil:

1º lugar – Resina Epóxi

2º lugar – Tintas na construção Civil

3º lugar – Uso de cubas de aço inox na construção civil residencial

Ainda durante o encerramento o público pode participar de apresentações culturais, dentre elas, músicas pelos estudantes de Jornalismo Lucas Carvalho e George Henrique.

O evento foi promovido pela Prefeitura de Gurupi, articulado pelo Programa Inova Gurupi, organizada pelo Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi e da região sul do Estado. Foi realizado pelo Centro Universitário UnirG, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Sebrae, Sindicato Rural de Gurupi e Secretária do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura do Estado (Seden).

Fotos: Gabriel Gonçalves

03 enc últimos07 enc últimos04 enc últimos08 enc últimos10 enc últimos09 enc últimos