Equipe da UnirG participa de mobilização para eleição de membros de Comitê de Bacias

30 de Outubro de 2017

No período de 16 a 27 de outubro de 2017, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), acompanhados por professores e bolsistas da UnirG que integram o projeto Comitê de Bacias Hidrográficas (CBH) dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza, realizaram mobilização nos oito municípios que compõem a Bacia.

1 Mobilizacao Comite Bacias Hidrog1A equipe percorreu os municípios de Talismã, Cariri, Figueirópolis Gurupi, Alvorada, Peixe, Jaú do Tocantins e Sucupira. A ação teve como objetivo visitar os integrantes dos segmentos usuários de água, sociedade civil organizada e poder público dos municípios que se inscreveram para integrar o CBH dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza. Na ocasião foi reforçado o convite para que participem das assembleias setoriais e do processo eleitoral da diretoria permanente.

O processo de escolha dos membros, titulares e suplentes, representantes dos três segmentos do Comitê ocorrerá por meio das assembleias setoriais que serão realizadas no dia 23 de novembro, em Gurupi. Foram habilitados a indicar membros para o Comitê onze entidades representantes dos usuários, oito representantes de organizações civis e dez do poder público, conforme lista divulgada no Diário 1 Mobilizacao Comite Bacias HidrogOficial do Estado de 17 de outubro de 2017. Após a análise de possíveis recursos, a divulgação final dos habilitados acontecerá no dia 06 de novembro.

A eleição da diretoria permanente do Comitê, que engloba uma bacia que banha grande parte da região sul do Tocantins, ocorrerá no dia 30 de novembro, mesma data em que será realizada a posse dos novos membros do CBH. O evento também será realizado em Gurupi.

Comitês

Os Comitês de Bacia Hidrográfica existentes no Tocantins são: Comitê de Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas; Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso; Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda, Comitê da Bacia Hidrográfica Manuel Alves da Natividade e o recém-criado Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza*.

*Com informações do site www.conexaoto.com.br