Apresentações culturais também são destaques na 3ª Sicteg

26 de Outubro de 2017

As manifestações culturais promovidas pelas três Instituições de Ensino Superior, UnirG, UFT e IFTO, estão por toda a parte na 3ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg). Em cada espaço, há demonstrações artísticas que envolvem alunos e professores. Nesta noite de hoje, 26, o cenário principal foi a Concha Acústica.

2indio sictegDurante os dias de evento ocorrem apresentações nos períodos matutino, verspertino e noturno. Entre as produções artísticas destacam-se à exposição de cultura indígena, apresentações de Teatro, Coral Tocanto, da Orquestra Jovens de Cordas, poesia, grupos de danças, musicais e exposição de artes visuais, integrando apresentações desde alunos da fase infantil até a terceira idade.

Segundo um dos coordenadores das apresentações, o professor da UnirG Audimar Dionízio, o mais atraente de tudo é essa mistura cultural que as três Instituições têm mostrado ao público local.

“A força que vem de cada Instituição está sendo muito interessante. Na UnirG trouxemos as apresentações da Casa de Cultura, com a música e a dança, além da expressão corporal realizada pelo curso de Educação Física. O IFTO destacou a arte cênica mostrado o teatro, e a musicalidade e a cultura indígena é marcante na UFT.  Um dos nossos maiores objetivos destas produções era mostrar para o público tudo que temos de manifestações dentro das nossas Instituições, que na maior parte das vezes ele não tem a oportunidade de conhecer”, avaliou.

O professor ressaltou ainda que a inovação e a tecnologia caminham juntas, mas tudo aquilo que é subjetivo é inovador e a arte trabalha com isso. “A forma de mostrar para o nosso povo a nossa marca, por meio dessas manifestações tão diferentes, seja por meio do corpo, da fala ou da musicalidade é uma maneira de contarmos a nossa história de um jeito diferente. Então estamos sim, sendo inovadores e criativos”, ressaltou.

Para o estudante de Direito da UnirG, Marcos Alex da Luz, essa integração entre as Instituições está1cultura sendo um momento muito interessante. “Eu achei que teríamos apenas alunos da UnirG e percebemos que têm bastante acadêmicos até de outras cidades, não só assistindo mas se envolvendo nas apresentações. Essa união é muito boa, pois é uma oportunidade de nos proporcionar novas experiências. As apresentações culturais têm sido muito divertidas e dinâmicas, conheço algumas pessoas das outras Instituições e essa troca de aprendizado é importante também para o desenvolvimento da nossa região”, concluiu.

A 3ª Sicteg encerra nesta sexta-feira, 27, e ocorre no campus I do Centro Universitário UnirG. Ainda fazem parte da programação: palestras, minicursos, oficinas, cursos, exposições e apresentações de trabalhos científicos.

O evento é  promovido pela Prefeitura de Gurupi, articulado pelo Programa Inova Gurupi, organizada pelo Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi e da região sul do Estado. É realizado pelo Centro Universitário UnirG, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e Universidade Federal do Tocantins (UFT), Sebrae, Sindicato Rural de Gurupi e Secretária do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura do Estado (Seden).

Confira a programação completa da 3ª Sicteg no site www.sicteg.com.br

(Fotos: colaboração do acadêmico de Jornalismo da UnirG, Gabriel Gonçalves)