3ª Sicteg: Mostra de Projetos apresenta pesquisas sobre alimentos industrializados

26 de Outubro de 2017

Você substituiria o seu creme dental por cinzas de ossos de boi? Achocolatado light: proporciona saúde? Esses são alguns temas das pesquisas que estão expostas na Mostra de Projetos Ciência & Tecnologia – Mudança social nas sociedades contemporâneas, que começou hoje, 26, na 3º Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg).

1 Mostra Pesquisas Sictec 1Os trabalhos foram desenvolvidos no Projeto de Extensão Curricularizada, que envolve acadêmicos e professores dos cursos de Enfermagem, Letras, Medicina, Odontologia e Pedagogia do Centro Universitário UnirG.

“É um projeto que visa popularizar a ciência e mostrar para a sociedade a importância da pesquisa científica. A ideia é levar conhecimento para as pessoas de maneira acessível e possibiitar que elas percebam que ciência está estreitamente ligada aos produtos que nós consumimos no cotidiano”, explica a Drº Marise Suzuki, coordenadora do projeto.

Os trabalhos desenvolvidos no segundo semestre de 2017 abordam os alimentos industrializados, como os produtos diets, lights, livres de lactose, sem glútem e transgênicos.

1 Mostra Pesquisas Sictec 2.jpeg“A ciência não está longe do cotidiano das pessoas, pelo contrário, é devido ao trabalho de pesquisadores que temos conforto e os mais diversos alimentos”, completa a professora.

Um dos temas dos 26 trabalhos expostos faz a seguinte pergunta: “Você já consumiu bactérias hoje?”. O acadêmico Iuri Borges, do 1º período de Medicina, explica que a construção da pesquisa sobre probióticos presentes nos iogurtes exigiu muitas horas de estudo, mas resultou em muitos ganhos para a sua formação acadêmica.

“É comum ouvir falar de lactobacilos vivos em comerciais de iogurtes, mas muitas pessoas desconhecem o que isso significa. Estudar esse assunto foi uma experiência rica, pudemos descobrir o mundo da pesquisa que existe por trás do desenvolvimento de 1 Mostra Pesquisas Sictecum alimento que é tão comum no nosso dia-a-dia”, ressaltou.

Um grupo de acadêmicos do 1º período de Odontologia investigou a origem da pasta dental. “O projeto nos possibilitou estudar uma temática totalmente nova, a partir das pesquisas sobre os materiais que eram utilizados para fazer a limpeza dos dentes, como as cinzas dos ossos de boi. Ter a oportunidade de expor esse trabalho em um evento como esse é gratificante”, frisou a estudante Stéfany Amaral Bueno.

O Projeto de Extensão Curricularizada conta com a participação das professoras Drª Lady Sakay, Drª Marcilene de Assis Alves Araujo, Ma. Ilka Araújo, Drª Marise Suzuki e Ma. Emili Alves dos Santos.

Os trabalhos foram escritos em língua portuguesa e inglesa. “Os professores e alunos de Pedagogia contribuiram com a elaboração dos questionários e análise estatística dos dados levantados nas visitas aos supermercados. Já os acadêmicos e docentes do curso de Letras desenvolveram um trabalho na produção dos gêneros acadêmicos, organização do texto e tradução”, disse a professora Drª Marcilene de Assis Alves Araujo.

A Mostra de Projetos Ciência & Tecnologia ficará em exposição até amanhã, 27, nos turnos matutino e vespertino.

A 3ª Sicteg é promovida pela Prefeitura de Gurupi, articulada pelo Programa Inova Gurupi, organizada pelo Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi e da região sul do Estado. É realizada pelo Centro Universitário UnirG, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e Universidade Federal do Tocantins (UFT), Sebrae, Sindicato Rural de Gurupi e Secretária do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura do Estado (Seden).

A programação do evento está disponível no site www.sicteg.com.br