Começa a montagem da estrutura da 3ª Sicteg

23 de Outubro de 2017

Faltam apenas dois dias para o início da 3ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia (Sicteg). A estrutura está sendo montada no estacionamento do campus I e ocupará um espaço de cerca de 50 mil m². A expectativa de público dos organizadores é de que circulem em torno de 15 mil pessoas.

1 sicteg estruturaA 3ª Sicteg ocorre nos próximos dias 25, 26 e 27, nos períodos matutino, vespertino e noturno e irá abordar o tema “A matemática está em tudo”. A programação terá palestrantes de várias regiões do país e do estado. Contará ainda com mostras, cursos, minicursos, oficinas, exposições de trabalhos científicos, além de apresentações culturais. A praça de alimentação terá 11 empresas da cidade.

A coordenadora do Projeto Inova Gurupi e da 3ª Sicteg, Ma. Adriana Santiago Terra, relatou que um dos destaques do evento será a Feirinha do Pequeno Empreendedor, promovida por crianças de 06 a 08 anos da rede pública de ensino. “Os alunos recebem aula de empreendedorismo e na ocasião vão expor e vender os produtos produzidos por eles. As aulas são realizadas em parceria com o Sebrae que os ajudam a desenvolver ideias de negócios em sala de aula”, disse Terra.

Alunos da Universidade da Maturidade de Gurupi (UMG) e da Casa do Artesão de Gurupi1scteg fachada também estarão expondo produtos. Haverá ainda uma exposição de livros da Academia Gurupiense de Letras (AGL) e da editora da UFT.

“Ainda está sendo montado um complexo com seis auditórios que servirão para apresentações de palestras de todos os segmentos que vão abrigar entre 200 e 400 pessoas. Um complexo de stands também faz parte da estrutura que terá mostras de trabalhos realizados pela UnirG, UFT e IFTO. O nosso intuito é aproximar a comunidade local e popularizar a pesquisa e a ciência mostrando o que é produzido pelas Instituições”, relatou Adriana Terra.

Foi pensado um espaço de inovação com mostra de robótica, atividades interativas voltadas para modelagem de negócios e Jogoteca. O Inova Gurupi terá seus habitats de inovação, a Seden estará com projetos na área de desenvolvimento científico no Estado, entre outras atividades.

Inscrição

1montagem sictegPara participar o interessado deve acessar o site www.sicteg.com.br para fazer a inscrição geral. Além disso, também será possível participar de eventos paralelos sendo que a inscrição deve ser realizada para a atividade específica. Amanhã, 24, já poderá retirar no campus I o material de credenciamento, no portão de acesso ao estacionamento.

Os cursos, minicursos e oficinas ocorrerão nas salas de aula e laboratórios do campus I. O participante deverá se dirigir ao local de realização das atividades de seu interesse no horário conforme a programação.

“Esta é uma atividade pensada pelo governo local, pelas Instituições de Ensino Superior e1adriana sicteg pelos segmentos produtivos. É uma oportunidade para os alunos obterem o fortalecimento profissional, pois nosso objetivo principal é o desenvolvimento de pessoas. A entrada é franca e toda comunidade gurupiense pode participar, desde os alunos da educação básica até os de ensino superior e também a comunidade de toda região. O evento é estadual e todos estão convidados para participar”, finalizou Adriana Terra.

A 3ª Sicteg é uma realização do Projeto Inova Gurupi juntamente com o Centro Universitário UnirG, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura do Estado (Seden), Sindicato Rural e Sebrae. A programação faz parte da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que esse ano aborda o tema "A matemática está em tudo".

Acesse a programação das Instituições parceiras

- UnirG

- IFTO