Professoras de Letras apresentam trabalho em evento cultural em Palmas

11 de Outubro de 2017

"Viagem na Nossa Terra: São Salvador do Tocantins" é o tema do projeto de extensão e pesquisa do curso de Letras que foi apresentado na manhã de hoje, 11, pelas docentes do curso de Letras do Centro Universitário UnirG, Ilka Araujo e a Drª Marcilene Araujo, que também é pró-reitora de Graduação e Extensão da Instituição. A exposição foi no V Encontro de Cultura das Universidades Públicas da Região Norte e II Forum de Cultura, em Palmas.

2 marcileneO trabalho é um projeto vinculado ao grupo de pesquisa da UnirG: Processos educativos. Na pesquisa foi proposta uma investigação sobre os falares e a cultura da comunidade de São Salvador do Tocantins. Na viagem que ocorreu nos dias 30 de setembro e 01 de outubro, houve a  participação de cerca de 30 estudantes, pesquisadores do curso de Letras com a contribuição do curso de Jornalismo e Engenharia Civil.

“O projeto visa conhecer para preservar a cultura tocantinense nas cidades que ainda desenvolve manifestações culturais de tradição e também, proporcionar, aos acadêmicos de Letras, um conhecimento mais amplo e científico sobre o estudo da cultura regional. Com esse propósito, acredita-se que o estudo no âmbito da cultura tocantinense contribui de forma a expor uma visão particularizada da região, como também, uma visão aproximada de outras regiões que contribuíram e/ou contribuem para a construção da identidade cultural do estado”, afirmou a coordenadora do projeto, a professora Ma. Maria Wellitania de Oliveira.

Conforme a professora Marcilene, “essas atividades extracurriculares são fundamentais para a formação do acadêmico, pois buscamos a integração do ensino com o desenvolvimento1marcilene cultural e científico. Mostrar os dados da pesquisa em um evento regional é um estímulo para outras iniciativas de pesquisa acadêmica".

Para a professora Ilka, o projeto é um portal de aquisição de conhecimentos histórico-cultural e sociolinguístico do  Município de São Salvador do Tocantins que precisam ser registrados. “É nosso dever como educadores proporcionar aos acadêmicos a oportunidade de pesquisar e exercer seu papel de construtor de saberes", frisou a docente.

As disciplinas envolvidas no projeto são: Cultura Brasileira, Língua Inglesa I, Língua Inglesa II, Sociolinguística Aplicada ao ensino, Estágio Supervisionado de Língua, Portuguesa II, Estágio Supervisionado de Língua Inglesa III, Sintaxe do Português e Tecnologia da Informação e Comunicação.

O V Encontro de Cultura das Universidades Públicas da Região Norte e II Forum de Cultura começaram no último dia 09 e segue até amanhã, 12, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas.