LAGO realiza ações da campanha Outubro Rosa

09 de Outubro de 2017

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, responsável por 28,1% dos novos casos anualmente, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Para informar a população sobre a doença, a Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia da UnirG (LAGO) realiza a partir de hoje, 09, uma série de ações gratuitas para a comunidade. A abertura está marcada para 17h, no Parque Mutuca.

1Outubro Rosa LAGO - Cópia

Serão realizadas aulas de zumba para a comunidade, orientações ginecológicas, informações sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, câncer de colo do útero e exames. Além dos acadêmicos da LAGO, também participarão das ações estudantes do 4º, 5º e 8º períodos do curso de Medicina da UnirG.

“O Outubro Rosa é uma campanha que ocorre no mundo todo, chamando atenção das mulheres para a importância do diagnóstico precoce. Se for detectado em fases iniciais, o câncer de mama tem grandes possibilidades de cura. As informações sobre a doença e sobre os exames podem fazer toda a diferença”, ressalta a coordenadora da LAGO, a médica ginecologista e professora da UnirG, Fabiana Cândida de Queiroz Santos Anjos.

No campus II da UnirG será instalado um painel para que a comunidade universitária participe da campanha escrevendo frases sobre o tema Câncer de Mama. Os autores das melhores frases participarão de um sorteio de brindes. Outro painel será itinerante, e a comunidade em geral poderá participar escrevendo frases relacionadas ao tema.

Durante todo o mês, a LAGO estará realizando atendimento ginecológico na Liga Feminina de Combate ao Câncer de Gurupi e nas Unidades Básicas de Saúde. Para acessar o calendário clique aqui

Outubro Rosa

Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade*.

*Com informações do Instituto Nacional do Câncer (www.inca.gov.br)