Revista Amazônia conquista mais uma indexação internacional

25 de Setembro de 2017

A Revista Amazônia Science & Health da UnirG recebeu mais uma qualificação internacional. O periódico, que no início do ano foi indexador na base de dados Latindex, um dos melhores sistemas internacionais para a identificação de revistas científicas, agora está indexada também na base internacional Diretório de Periódicos de Acesso Aberto (DOAJ - Directory of Open Access Journals). A notícia foi recebida na última semana.

1DOAJO Diretório é um serviço desenvolvido pela Universidade de Lund (Suécia), que pretende listar todas as publicações periódicas, de caráter académico e científico, disponíveis em acesso aberto.

O objetivo do DOAJ é facilitar a localização e utilização das revistas científicas e acadêmicas em acesso aberto, promovendo assim o seu uso e impacto crescentes.

Os artigos publicados pela Revista serão agora disponibilizados nesse Diretório com mais de 2,6 milhões de artigos publicados em mais de 10 mil periódicos de acesso aberto online de 122 países.

Segundo o editor da Revista, professor Drº Jairo Junior Azevedo Júnior, esse novo reconhecimento irá aumentar a visibilidade da Revista na comunidade científica nacional e internacional. “Trata-se de uma conquista relevante que irá impulsionar o crescimento e o impacto da Revista na comunidade acadêmica e científica. Isso é gratificante e nos motiva a dar continuidade as ações que são executadas para melhorar a qualidade das nossas publicações”, avaliou.

O professor disse ainda que o fato da Revista Amazônia ter "acesso aberto" permite a qualquer usuário ler, copiar, baixar, distribuir ou imprimir o texto completo desses artigos. “Existem indexadores similares como o PubMed Central (PMC), que também agrega journals de acesso aberto, porém é limitado às Ciências da Vida, enquanto o DOAJ é interdisciplinar. Há também o indexador Diadorim, que funciona aos moldes do DOAJ, mas com a diferença de ser um serviço de informações e acesso a revistas brasileiras”.

Atualmente, a revista Amazônia Science & Health encontra-se inserida nos indexadores Latindex, DOAJ, REDIB, Sumários.org, Diadorim, Google Acadêmico.

A Revista Amazônia Science & Health tem publicação trimestral destinada trabalhos científicos e intervenções relacionadas às áreas de Ciências Médicas e da Saúde.

Para ter acesso ao periódico clique no link do DOAJ: <https://doaj.org/toc/2318-1419>.