Projeto estimula comportamento empreendedor em crianças e idosos

18 de Setembro de 2017

Nas crianças a intenção é despertar o tino empreendedor, a criatividade e a iniciativa para a solução de problemas, estimular a educação financeira e oferecer a oportunidade de novas perspectivas para aquelas que fazem parte de uma realidade vulnerável.

emp04Já nos idosos a finalidade é impulsionar a inclusão social, o conhecimento e estimulá-los a assumir posições produtivas na sociedade, além de despertá-los a descobrir seus talentos promovendo a valorização de suas potencialidades.

Esses são alguns dos objetivos do programa Educação Empreendedora que faz parte do projeto Inova Gurupi e vem trabalhando comEmp01 esse público o comportamento empreendedor.

O Centro Universitário UnirG é um dos parceiros do projeto e desenvolve o Programa Educação Empreendedora por meio de disciplinas aplicadas na Escola José Pereira da Cruz, do bairro Vila São José, e na Universidade da Maturidade de Gurupi (UMG), com aulas no Centro de Vida Saudável da UnirG.

Tanto as crianças quanto os idosos envolvidos no projeto já estão colocando em prática o conhecimento adquirido ao longo das aulas.

“Para ser empreendedor é preciso fazer planejamento, pesquisa de mercado para saber o que as pessoas preferem, ter um local que seja movimentado, um sócio, ser organizado e criativo, e o mais importante é a qualidade do produto”, essas são palavras de Ariel Lemes de 9 anos que sonha em ser cientista.

Emp05Ele participa do projeto que atende cerca de 100 alunos do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental da escola municipal José Pereira da Cruz.

O programa na prática

A supervisora do programa na escola, professora Michelle Sales, explica que o programa é desenvolvido em quatro turmas no período matutino e vespertino, para alunos com idades entre 6 e 10 anos.

Os estudantes do primeiro ano trabalham com ervas aromáticas, desde o plantio e coleta até a produção de materiais como sachês perfumados. A turma do segundo ano trabalha com ervas para temperos, aprende a fazer pizzas, sucos e biscoitos usando as ervas como temperos. Já as crianças do terceiro ano trabalham com brinquedos ecológicos, aproveitando materiais reciclados para a produção”, explica Sales e diz que o objetivo é vender essas produções na 3ª Semana de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá de 25 aemp08 27 de outubro, em Gurupi.

emp09Por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), sete estagiários do curso de Pedagogia da UnirG colaboram com o projeto. “Aqui eles aprendem que, com as próprias mãos podem criar e ter um futuro diferente daquele que geralmente as pessoas acham que eles terão. Nós percebemos a importância de acreditar na educação”, comentou a estagiária Jamim Araújo.

UMG

Para os alunos da UMG, o Programa Educação Empreendedora é uma oportunidade de manter a mente ativa e aprender novas estratégias. “Às vezes eu passava por situações que não sabia conduzir, mas hoje tenho mais confiança para administrar as minhas vendas”, confidencia a acadêmica Cleuza Guimarães, 63.

Para Vanda Pomblum, 80, a oportunidade abre os horizontes da mente. “Hoje tenho a visão de que o empreendedor tem que prever os lucros, os prejuízos, o tempo do trabalho dele que tem que ser valorizado, pois vale dinheiro”.

Emp02A colaboradora da disciplina de Emprendedorismo na UMG, Eliza Prado diz que as aulas proporcionam, além da perspectiva de iniciarem um pequeno negócio, mas também o empoderamento dos alunos. “Com avanço da idade a gente perde um pouquinho da nossa confiança, e a intenção é que eles retomem a confiança no trabalho, na identificação das oportunidades e tenham consciência do poder que eles ainda possuem dentro do mercado de trabalho”.

A professora Catariana Muniz conta que os idosos também já estão colocando em prática tudo o que vêm aprendendo por meio do programa. “Eles já estão trabalhando o planejamento para participarem da 3ª Semana de Ciência e Tecnologia com barraca de alimentos, eemp03 a motivação deles é arrecadarem dinheiro para fazer a festa de formatura”.

O projeto

O Inova Gurupi é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo, e envolve o Centro Universitário UnirG, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e Sebrae.

O projeto tem ações integradas com a finalidade de potencializar a geração de conhecimento e promover o desenvolvimento econômico e social nas áreas de vocação da região e trabalha com três programas: Educação Empreendedora, Alfabetização Científica, e Habitats de Inovação.