Inova Gurupi é apresentado a gestores de Instituições de Ensino do Tocantins

05 de Setembro de 2017

Foi realizado na manhã de hoje, 05, no Hotel Di Napoli o Café com a Academia, promovido pelo Sebrae Tocantins. O evento reuniu representantes de Instituições de Ensino Superior de diversos municípios, e contou com a presença do prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, e outras autoridades.

1 Cafe com Academia 3Essa é a segunda vez que o evento é realizado no Estado. No primeiro encontro, gestores de 19 Instituições reuniram-se em Palmas em abril desse ano.

Na abertura do evento, Laurez Moreira destacou a integração entre os diferentes setores que impulsionam o desenvolvimento regional. “O trabalho integrado entre as Instituições de Ensino e o Setor Produtivo é fundamental para a melhoria das condições de vida da nossa 1 Cafe com Academia 6população. Precisamos que a educação empreendedora seja cada vez mais presente na vida das pessoas e nosso dever é estimular isso”, disse.

“Entendemos que muitas ações podem ser feitas em conjunto com as Instituições de Ensino Superior com o objetivo de construir uma cultura empreendedora. Esse evento é um espaço para aproximar universidades e empresários, e estamos certos de que bons frutos já estão surgindo dessas iniciativas, como o Inova Gurupi, que está fazendo da cidade a Capital da Tecnologia e da Inovação”, disse Higino Júlia, diretor técnico do Sebrae.

Na oportunidade, os presentes discutiram desafios enfrentados pelas Instituições de todo o País, como a evasão de alunos e propostas de mudanças no perfil dos cursos ofertados.

Inova Gurupi

1 Cafe com AcademiaOs gestores das Instituições representadas também conheceram o Inova Gurupi, apresentado pela coordenadora do Projeto, professora Ma. Adriana Terra. O Inova Gurupi é um plano estratégico que visa o desenvolvimento educativo e tecnológico, por meio de uma parceria entre Prefeitura de Gurupi, Sebrae, Centro Universitário UnirG, Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

O projeto tem ações integradas com a finalidade de potencializar a geração de conhecimento e promover o desenvolvimento econômico e social nas áreas de vocação da região.

“Nosso foco é desenvolver pessoas e nós mesmos somos espaços de inovação e empreendedorismo. Utilizando o potencial das nossas Instituições, o Tocantins irá ganhar visibilidade nacional, promovendo cada vez mais educação e desenvolvimento”, disse Terra.

1 Cafe com Academia 2

A reitora da UnirG, Drª Lady Sakay, afirmou que o trabalho conjunto entre as Instituições tem o objetivo de gerar discussões e ações que impactarão positivamente as instituições e a comunidade.

Sakay falou ainda sobre a atuação do Conselho Interinstitucional de Educação Superior da Região Sul do Estado. “É um trabalho desafiador, de grande importância. Requer que o gestor enxergue as outras instituições não como concorrentes, mas como parceiras em prol de um objetivo que beneficie toda a comunidade. É necessário que o Ensino Superior esteja cada vez mais próximo das demandas sociais”.

O diretor do campus do IFTO de Gurupi, Dr. Marcelo Terra, apresentou as potencialidades da Instituição, assim como o diretor do campus da UFT em Gurupi, Dr. Gil Rodrigues dos Santos, que falou sobre a participação da UFT no Programa.

1 Cafe com Academia 4O Inova Gurupi trabalha com três programas: Educação Empreendedora, Alfabetização Científica, e Habitats de Inovação. No campo da Educação Empreendedora, uma das ações pôde ser conhecida pelos participantes do Café. O estudante Ariel Leme de Andrade, de 9 anos, apresentou uma história em quadrinhos desenvolvida por ele, na qual apresenta conceitos aprendidos nas aulas de Educação Empreendedora na construção de uma fábrica de robôs.

“Aprendi que para ser empreendedor e ter um negócio é preciso fazer uma pesquisa de mercado, ter parcerias e sócios. Também é preciso ser organizado, ter criatividade e produtos de boa qualidade”, disse o estudante.

A Educação Empreendedora também é um dos temas das aulas da Universidade da Maturidade de Gurupi (UMG). A artesã Cleuza Gonçalves Guimarães compartilhou a sua experiência e os projetos na área do empreendedorismo.

1 Cafe com Academia 5“Durante as aulas vimos como podemos aplicar o que sabemos fazer para melhorar nossa renda. É um aprendizado novo e de muito valor”, disse. Cleuza anunciou ainda que o grupo de aluno da UMG irá participar da Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi, comercializando alimentos produzidos pelos próprios idosos.

Ainda pela manhã, os participantes fizeram visitas técnicas na Habite, a incubadora de empresas da UFT; Inovo, a incubadora de empresas da UnirG; Laboratório Vocacional de Nutrição Animal / Lanagro e na Sala de Inovação do IFTO.

Fotos: Ascom UnirG / Secom Prefeitura de Gurupi (Lino Vargas)