Revista Cereus publica segunda edição de 2017

01 de Setembro de 2017

Está disponível para consulta o segundo número deste ano, volume nove,  da Revista Cereus,  no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UnirG (Propesq). A edição atual conta com 12 artigos científicos de diferentes temáticas.

capa okSegundo a editora geral, Érica Eugênio Gontijo, o destaque para essa edição é o artigo Ocorrência de fungos queratinofílicos em solo de áreas recreacionais de Santarém-PA, Brasil, no qual os autores verificaram a presença de fungos filamentosos queratinofílicos em solos de parques e praças públicas.

“A pesquisa, analisou 43 amostras, sendo que 81,4% foram positivas para as colônias de fungos. Assim, os solos de  ambientes como o do estudo possuem fungos com potencial de provocarem infecções e indica uma baixa qualidade higiênico-sanitária, com relevante potencial patogênico do ponto de vista da saúde pública”.

Ainda sobre a pesquisa a editora destacou que “Esse cenário é explicado quando areias de praças, parques e de praias são expostas a lixo, fezes e urina de animais e secreções do corpo de crianças e adultos. Esse solo se torna ambiente propício para a proliferação de bactérias, fungos, vírus e parasitas patogênicos”.

Os dados confirmam o receio de pais e responsáveis em relação à qualidade do solo, principalmente areia, quando levam suas crianças para brincarem em praças e parques públicos.

Cereus

A primeira edição da revista foi publicada em 2009. A publicação destina-se à divulgação de trabalhos científicos relacionados à área de humanas, classificadas pela Capes como Ciências Exatas e da Terra, Saúde Coletiva (Epidemiologia, Saúde Pública, Medicina Preventiva) Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, mas abre espaço para submissões de outras áreas desde que os respectivos conteúdos guardem correspondência com o projeto da Cereus.

Os editores da Revista Cereus são os professores Érica Eugênio L. Gontijo e João Bartholomeu Neto.

Para ler a publicação acesse o Portal www.propesq.unirg.edu.br.