Direito Matutino vence o 30º Cidadão Universitário

29 de Agosto de 2017

As atividades da 30ª edição do projeto Cidadão Universitário foram encerradas com mais de 9 toneladas de alimentos arrecadadas e em torno de 81 bolsas de sangue doados ao Hemocentro de Gurupi. O curso de Direito (Matutino) foi o vencedor com 40.365 pontos. Em segundo ficou Direito Noturno que alcançou 18.357 pontos, seguido de Medicina, com 15.317 pontos.

galeraCom a presença de calouros, veteranos e professores, o projeto encerrou a maratona de atividades promovidas durante todo o mês pelo Projeto. As provas esportivas foram realizadas no complexo Sesi/Senai de Gurupi.

A estudante do 1º período de Direito (Matutino), Carol Schmitz, relata que a expectativa para vencer a disputa era imensa. “Nós fomos às ruas, semáforos, portas de mercados, enfim, em todos os lugares possíveis na busca por alimentos. Estou feliz com o resultado e mais ainda em contribuir com um projeto solidário, pois é muito gratificante ajudar as pessoas que precisam”, disse a acadêmica.galera3

15 anos de Cidadão Universitário

O coordenador do Cidadão, professor Valmir de Lira, lembrou o quanto no início do projeto foi difícil ser aceito pelos alunos. “Havia ainda a resistência daqueles veteranos que tinham recebido o trote e queriam descontar nos novatos, que não tinham culpa do ocorrido com ele. Com o tempo mudamos essa concepção e acabamos definitivamente com o trote violento”.

O professor comemorou ainda o resultado do Projeto durante esses anos. Ao longo dessas 30 edições foram arrecadas em torno de 150 toneladas de alimentos. “É um número bem expressivo e isso demonstra que nossos alunos, professores e a própria Instituição abraçaram a causa. A sociedade e empresários também reconhecem a importância do Projeto que é muito bem visto e se mobilizam contribuindo. As entidades beneficiadas aguardam esse momento e graças ao Cidadão Universitário muitas vidas foram salvas”, avaliou Lira.

galera2Para a estudante do primeiro período de Fisioterapia, Mayane Macedo Teles, o Cidadão mudou seu jeito der enxergar o próximo. “Além da receptividade do Cidadão, o mais importante é que podemos contribuir socialmente com as famílias carentes e aprendemos o valor de sermos solidários com o outro. Sou formada em Educação Física e já participei como caloura e como estagiária do Projeto. Voltei a participar porque reconheço a importância do Cidadão para nossa cidade. Hoje a gente está ajudando, mas amanhã pode ser nós que precisamos dessa doação”.

Conforme a docente do curso de Jornalismo, Alessandra Duarte, o apoio e a presença do professor no evento são imprescindíveis. “Nessagalera5 edição tive a oportunidade, pela primeira vez, de participar da prova da canoagem e achei muito interessante, muito gostoso estar envolvida. A nossa assistência nas provas incentiva os alunos a participarem com envolvimento e empolgação”, disse Duarte.

A pró-reitora de Graduação e Extensão, Drª Marcilene Araujo comemora o sucesso da edição e relata que o projeto é uma forma de atuar em um processo de transformação cultural indispensável às sociedades. “A cada semestre em que buscamos exercer a solidariedade, há uma percepção das limitações individuais no sentido de conhecer o outro, e de coletividade quando nos galera4doamos mediante a necessidade do outro. Essa relação entre os períodos, cursos e posteriormente com a comunidade demonstra a verdadeira filosofia do Projeto”, afirmou Araujo.

Confira a tabela com alguns resultados divulgados, clicando aqui.