UnirG realiza I Workshop do Comitê de Ética Envolvendo Seres Humanos

14 de Agosto de 2017

Com a participação de representantes da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), foi realizado no último sábado, 12, o I Workshop do Comitê de Ética Envolvendo Seres Humanos (Wocep), do Centro Universitário UnirG.

comitÊO evento foi direcionado aos coordenadores de cursos e de estágios, professores, orientadores de Trabalho de Conclusão de Cursos (TCC), bolsistas de iniciação científica, docentes pesquisadores e mestrandos em Gestão de Políticas Públicas e Ciências da Saúde.

A representante do Conep, Drª Aline Machado, abordou as mudanças na aplicação de avaliações de pesquisas que envolvem seres humanos.comitÊ 2 Cursos de todas as áreas, além da Saúde, que produzirem pesquisas dessa natureza, devem submeter o estudo no Comitê de Ética em Pesquisa Humana.

Conforme a vice-presidente do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), da UnirG, Drª Rise Rank, a vinda da professora Aline Machado foi agregadora. “Ela deixou bem claro que nós estamos no caminho certo, de acordo com os outros comitês de ética no país e com as resoluções em debate. Isso nos incentiva a continuar esforçando e trabalhando em prol da pesquisa na nossa Instituição”, afirmou Rank.

Após a palestra, o CEP apresentou o Relatório de 2016 e abordou a produtividade crescente desde 2014.

“Estamos em plena atividade, avaliando em média 135 projetos de pesquisa por ano. A representante do Conep ficou surpresa com a quantidade de reuniões mensais que realizamos. Enquanto em outros centros universitários e universidades esses encontros ocorrem uma vez por mês, aqui são realizados quatro no mesmo período”, disse a professora Rise Rank.

O evento foi organizado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), da Instituição.