UnirG e OAB comemoram Dia do Advogado

10 de Agosto de 2017

Na noite de ontem, 09, estudantes do curso de Direito do Centro Universitário UnirG, professores e profissionais da área, participaram de evento em homenagem ao Dia do Advogado, comemorado em 11 de agosto. A organização da ação foi da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Gurupi da OAB/TO em parceria com o curso de Direito da Instituição.

evento direito 1Participaram da abertura da solenidade, a coordenadora do curso de Direito, Verônica Disconzi, o coordenador de estágio de Direito, Gilson Ribeiro Filho, a reitora Lady Sakay, o chefe de gabinete da Presidência da Fundação UnirG, Ronaldo Soares, representando o presidente Thiago Benfica, o presidente da OAB/TO, Walter Ohofugi Júnior, a vice-presidente da OAB/TO, Lucélia Maria Sabino Rodrigues, o secretário geral da OAB/TO, Célio Henrique Magalhães Rocha, o presidente da Subseção de Gurupi da OAB/TO, Albery Cesar de Oliveira, o representante da Escola Superior da Advocacia da OAB/TO, Sávio Barbalho, o presidente da Procuradoria de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia da OAB/TO, Marcelo Cesar Cordeiro, a representante da Caixa de Assistência dos Advogados do Tocantins – (CAA-TO), Luana Bergamin, o conselheiro Federal da OAB/TO, Adilar Daltoé, dentre outras autoridades.

Verônica Disconzi fez a abertura do evento e agradeceu o apoio da OAB, da Instituição e a presença dos participantes. “”Eventos como este eventodireito5agregam conhecimentos e deixam os acadêmicos mais próximos das práticas jurídicas. É com muito prazer que estamos aqui, com o ambiente lotado, o que demostra em todos, a incessante busca pelo saber”, frisou Disconzi.

Para o presidente da Subseção da OAB de Gurupi, Albery Oliveira, também agradeceu a presença dos estudantes e afirmou que “o conhecimento é a única forma de sucesso profissional”.

Walter Ohofugi destacou a importância dos temas em debate. Sobre a primeira palestra da noite “A natureza contramajotária da Advocacia”, ministrada pelo diretor-tesoureiro da OAB Nacional, Antônio Oneildo Ferreira, Ohofugi destacou: “É um tema palpitante, relacionado com o momento em que passamos atualmente no Brasil, em que a Advocacia tem sido atacada. A defesa da prerrogativa e da advocacia é uma defesa da cidadania”, disse.

palestra 1direitoConforme o palestrante, as prerrogativas são um conjunto de garantias fundamentais criadas para assegurar o amplo direito de defesa do cidadão. “É fundamental que o advogado conheça suas prerrogativas, dessa forma ele poderá exercer a advocacia com independência”, afirmou.

Oneildo Ferreira mencionou ainda que “A advocacia não pode ser baseada na opinião pública, a defesa não pode ser subjugada. O exercício da advocacia é regido por meios normativos e não pode ser exercido de forma receosa, constrangida”, frisou.

A segunda palestra abordou “Sociedade de Advogados e Regimes Tributários - aspectos contábeis, formas de associação e implicaçõespalestra 2 direito tributárias”, pelo membro da Comissão dos Advogados da OAB Nacional, Alexandre Ogusuku.

O estudante do 10º período de Direito, Mauro Leite Oliveira, aprovou a iniciativa de comemorar a data com palestrantes da OAB Nacional. “Participar de abordagens como essas nos qualifica ainda mais, pois é uma porta que nos mostra os andamentos das práticas da profissão. Aqui abrimos a mente para assuntos amplos, que ultrapassam os saberes das salas de aulas”, disse o acadêmico.

Os alimentos arrecadados nas inscrições dos acadêmicos serão entregues a entidades beneficentes da cidade.

(Fotos: Heliana Oliveira)