Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
10 de Agosto de 2017
Na noite de ontem, 09, estudantes do curso de Direito do Centro Universitário UnirG, professores e profissionais da área, participaram de evento em homenagem ao Dia do Advogado, comemorado em 11 de agosto. A organização da ação foi da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Gurupi da OAB/TO em parceria com o curso de Direito da Instituição.
Verônica Disconzi fez a abertura do evento e agradeceu o apoio da OAB, da Instituição e a presença dos participantes. “”Eventos como este agregam conhecimentos e deixam os acadêmicos mais próximos das práticas jurídicas. É com muito prazer que estamos aqui, com o ambiente lotado, o que demostra em todos, a incessante busca pelo saber”, frisou Disconzi.
Para o presidente da Subseção da OAB de Gurupi, Albery Oliveira, também agradeceu a presença dos estudantes e afirmou que “o conhecimento é a única forma de sucesso profissional”.
Walter Ohofugi destacou a importância dos temas em debate. Sobre a primeira palestra da noite “A natureza contramajotária da Advocacia”, ministrada pelo diretor-tesoureiro da OAB Nacional, Antônio Oneildo Ferreira, Ohofugi destacou: “É um tema palpitante, relacionado com o momento em que passamos atualmente no Brasil, em que a Advocacia tem sido atacada. A defesa da prerrogativa e da advocacia é uma defesa da cidadania”, disse.
Conforme o palestrante, as prerrogativas são um conjunto de garantias fundamentais criadas para assegurar o amplo direito de defesa do cidadão. “É fundamental que o advogado conheça suas prerrogativas, dessa forma ele poderá exercer a advocacia com independência”, afirmou.
Oneildo Ferreira mencionou ainda que “A advocacia não pode ser baseada na opinião pública, a defesa não pode ser subjugada. O exercício da advocacia é regido por meios normativos e não pode ser exercido de forma receosa, constrangida”, frisou.
A segunda palestra abordou “Sociedade de Advogados e Regimes Tributários - aspectos contábeis, formas de associação e implicações tributárias”, pelo membro da Comissão dos Advogados da OAB Nacional, Alexandre Ogusuku.
O estudante do 10º período de Direito, Mauro Leite Oliveira, aprovou a iniciativa de comemorar a data com palestrantes da OAB Nacional. “Participar de abordagens como essas nos qualifica ainda mais, pois é uma porta que nos mostra os andamentos das práticas da profissão. Aqui abrimos a mente para assuntos amplos, que ultrapassam os saberes das salas de aulas”, disse o acadêmico.
Os alimentos arrecadados nas inscrições dos acadêmicos serão entregues a entidades beneficentes da cidade.
(Fotos: Heliana Oliveira)